terça-feira, maio 29, 2012

Notas de um dia!

Estar fora de casa é uma forma diferente de ver e ouvir. Também de ler. Em cada momento encontramos novas coisas que nos enriquecem. Isto porque acabei de ler uma obra de Roberto Bolaño: O Terceiro Reich. Apesar do nome pouco pacífico trata-se de um romance que aborda o clima de jogos de guerra: wargames. O escritor nasceu no Chile e percorreu várias cidades do país na sua infância. Conseguiu ultrapassar a dislexia. Foi para a cidade do México com a família e aí continuou os estudos e dedicou-se à poesia. Regressou ao Chile antes do golpe militar contra Salvador Allende. Foi preso pelos militares e libertado posteriormente. Regressou ao México onde constituiu o grupo Infra-Realista, que é considerado um movimento-Punk-Surrealista com apelo às armas e à provocação. Nos anos setenta do século passado vai para a Europa e percorre vários países dedicando-se a trabalhos de ocasião. Por fim fixa-se em Barcelona onde inicia a sua escrita. Este Romance: O Terceiro Reich, é um trabalho muito interessante e conjuga vários factores: intriga, amor, amizade, violência e divertimento.
Gostei de o ler.
Para além disso vou vendo e lendo as notícias do Portugal que está do outro lado do grande mar-oceano. As malas com dinheiro para a Suissa. O caro Isaltino que afinal tem como profissão ter sido (ou ainda ser) magistrado do Ministério Público. As facturas escondidas da Madeira. Mais de 1800. De 2000 a 2011. Linda coisa.
A Trika (ou Troika) e os seus exames. Bons alunos. Mais pobres e de tacho na mão, mas bons alunos. Enfim é uma forma de vida: uma estranha forma de vida.
Vou fazer uma profecia:
o nosso País vai passar a considerar a qualidade das pessoas (jovens e não só) pelo mérito que mostram e provam ter para exercer qualquer atividade e não o conhecimento familiar, o amiguismo, o apadrinhamento. Era o que queriam?

Sem comentários: