quinta-feira, maio 24, 2012

A cidade que não dorme - New Iork

Já cá estamos. Parece que a a cidade estava à nossa espera. A novidade surge com a construção - quase pronta - do novo edificio no Ground Zero. Há um encanto diferente nesta metrópole. Hoje chove. O céu convida ao descanso. Está acinzentado. Mas é tempo quente.
Gosto de passear pelas suas ruas. O movimento é constante. Haja crise de petróleo ou não. Aqui todos os automóveis e truks circulam. A presença intensa dos vendedores de rua continua a surpreender-me. Se estivessemos em Lisboa ou noutro espaço europeu seria o mesmo: a ASAE já tinha despachado esta gente com o pedido da licença de venda, com a qualidade dos produtos, com a higiene dos agentes.
Enfim outro mundo, dito mais fácil e de mais oportunidades. Li há pouco uma descrição interessante: Mannhatta - A Natural History of New York City, de Eric W. Sanderson. É um trabalho muito elucidativo sobre a cidade. Apresenta a evolução de NY desde a chegada dos europeus. A imensidão dos verdes que aqui se encontravam é arrebatadora. Os indigenas, para nós europeus: os indios, esses foram desalojados.
Agora a city cobre este espaço magnífico, outrora verdes campos e lagos de vida natural. A vida humana é mesmo assim. Já me sairam algumas imagens. As suas ruas sempre monumentais, o Central Park e a sua sensação de calma e paz.
É a realidade que temos e que esperamos continuar a ter. Viva Nova Iorque!







Sem comentários: