segunda-feira, maio 28, 2012

Central Park - lugar da muita gente!

Quem vem a Nova Iorque e não visita em pormenor o Central Park não fica a conhecer a cidade. A sua construção data do Século XIX. Este espaço de mais de 300 hectares foi uma revelação. Sabendo já que a cidade ocupa todo o espaço da ilha de Mannhatan, o lugar de lazer e de encontro - os arredores ou zona das hortas - é este








Park.
Esta cidade não vive dos arredores. Ela é em si tudo o que as cidades europeias são com os seus arrabaldes e arredores. A difrença começa e acaba no facto de ser uma cidade nova. As zonas urbanas da Europa são antigas, começaram em pequenos burgos amuralhados e evoluiram. Esta nasceu da necessidade de espaço das gentes, sem haver a predefinição de lugares especiais: o castelo, a igreja ou abadia.
As imagens do quotidiano mostram essa diferença.
Na segunda avenida a construção das entradas para o metro lembra um navio no porto. A gente que se move no parque, o habilidoso que faz bolas de sabão com dois paus e uma corda, as charretes para os turistas, os marinheiros que se deixam fotografar. Já próximos do west side, onde o beetle jonh lennon foi assassinado um conjunto canta por notas de dólar. É uma sinfonia de gentes, gestos e cores.

Sem comentários: