quinta-feira, maio 31, 2012

City Connections

A cidade que é diferente traz-nos sempre mais surpresas. Desta vez fomos ver o memorial para a Alice no País das Maravilhas. Percorremos o Central Park e acampámos alguns minutos no café junto ao lago. Esta gente não sabe servir o café à nossa moda. Mas conhecer e sentir o diferente é assim! Há aqui uma forma característica de servir. Sabendo já que a maior parte dos funcionários e empregados destas lanchonetes ou cafés (não sei como as classificam por aqui) são sul-americanos, o certo é que não são muito simpáticos a servir. Atendem ao balcão e depois levamos para a mesa - pagamos primeiro. No fim temos que pôr tudo no lixo.
As connections sentem-se em cada espaço que vemos. As obras na via pública estão bem assinaladas e feitas com rigor. Gosto de ver isso para comparar! Aqui também se preocupam com a conservação das fachadas dos imóveis classificados.
Mas foi uma revelação a composição escultórica sobre a Alice no País das Maravilhas. Feita em bronze tem uma dimensão considerável! O que será de revelar? A dedicatória que está no passeio. A escultura foi oferecida por um benemérito que quis assinalar a memória da esposa que gostava muito de crianças. Ao que parece nos países de tradição protestante ou anglicana esta é uma forma de certas pessoas se retratarem perante a sua comunidade. Tiveram muito, agora querem distribuir. Bonito. Nós, os católicos,

temos a confissão - para quem a faz. Por mais pesadas que sejam as culpas morais vai-se ao padre e confessa-se. No fim a receita: dois Pais-Nossos, Três Avé-Marias e um Credo. A culpa está saldada.
Enfim cada terra com o seus uso e cada roca com o seu fuso.




Sem comentários: