sexta-feira, abril 20, 2012

Os OKUPAS do Porto!

Não deixo de escrever e refletir (em pensamento) esta situação. A Juventude tem coisas diversas! Parte para a conquista de novos espaços! Procura um novo sentido das coisas da vida. Há sempre o desejo de um novo Sol e uma busca da revelação! É o que me parece que foi o que fiz. Mas o Mundo não é meu! Aliás nunca foi! A procura constante de uma hora sempre foi determinante para se conseguirem inovações, para se dominar o caminho que percorremos. Não foi nem é tarefa fácil. Por isso a história dos Okupas do Porto me parece surrealista e desregrada! Há ali qualquer coisa que violenta o conceito de Juventude. Ocuparam uma Escola. Creio que estava desativada. Mas pertence ao município. Não saíram quando lhes foi proposto. Não aceitaram prazos ou regras. A polícia vai lá!? Gente para a rua. Junta-se uma escolta para os defender. O que vejo continua a surpreender. De máquina fotográfica na mão avançam para a Polícia. Ou então encenam agressividade quando as câmaras de Televisão registam o momento!
Não tenho conhecimento suficiente deste movimento. Mas a sua ação não me agrada. As regras fazem parte do nosso viver diário. Se não as houvesse a Juventude não teria lugar. Quando chega já cá estão outros. Que não querem perder ou ceder o que já conseguiram!
A nossa esperança está na juventude que procura o seu lugar no meio em que vive, ou noutro que lhe seja mais favorável! Trabalhar é um processo difícil de se fazer e de conseguir. Agora ainda mais dificultado. Não será com a apropriação do que não lhes pertence que os jovens conseguem mostrar o que valem e o que têm para nos dar!

Sem comentários: