segunda-feira, abril 23, 2012

A Escola e "Conforto"!

Se bem que já não se oiça ou veja comentários desusados à renovação das Escolas feita pelo governo anterior, parece-me pertinente voltar ao assunto. Agora o que se discute é a situação das escolas que estavam no plano de reclassificação e foram passadas para as "Calendas Gregas".
Será que o espaço que ocupamos no nosso trabalho diário tem influência na aprendizagem? Ou então terá alguma coisa a ver com a disciplina e o comportamento? Para quem frequenta diariamente o mesmo espaço que outros mil ou mais indivíduos, a satisfação estará também no conforto que sente no local em que permanece uma boa parte desse dia.
Vem isto a propósito da contínua critica à recuperação dos edifícios escolares do secundário. Já se sabia que a entrada em vigor da escolaridade obrigatória até aos 18 anos viria a trazer problemas de espaço. O exemplo do que aconteceu em França ainda é muito recente.
Se não vejamos: a taxa de retenção (reprovação) de alunos no nosso País não é muito famosa: 6,8% para o 2.º ano, 6,9 para o 5.º, 8 para o 6.º, 15,8% para o 7.º, 10,9 para o 8.º, 13,4 para 0 9.º, 17,6 para o 10.º, 10,2 no 11.º e 30,3 no 12.º. Uma proeza de registo. Como pode atingir um valor tão elevado no 12.º quando já houve uma série de triagens ao longo dos anos anteriores? Portugal está entre os países que maior retenção apresentam: França 36,9%, Luxemburgo 36,5%,Espanha 35,3%,Portugal 35% e Bélgica 34,9%. É claro que não estamos sós mas a companhia e o assunto não são agradáveis.
O espaço que se frequenta constitui igualmente um factor adjuvante para o sucesso. Assim, em vez de se criticar o preço elevado das reparações ou reclassificações, há que se procurar abranger todo o equipamento escolar existente. Seguem umas fotos de há uns anos. Neste espaço houve trabalho escolar durante décadas. As palavras de explicação não são necessárias pois basta seguir o ditado






de que uma imagem vale por mil palavras. À chuva para se entrar na sala de aula. Ao Sol no recreio e no Verão.

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