sábado, junho 09, 2007

Lubango - Angola

Na cidade do Lubango a estadia permitiu o contacto com a nova realidade. Para além das visitas a casa do meu irmão Manuel, que tem um lugar de projecção, tivémos a oportunidade de visitar todos os lugares que nos pareceram de interesse. Não houve qualquer tipo de limitação e sempre nos deslocámos facilmente. Percorrer as ruas, subir à Senhora do Monte, ao Cristo Rei, tudo foi um redescobrir de antigos tempos. Hoje a cidade mostra a nova realidade do país. Devo confessar que me encontrava retraído no que se refere à segurança da família na rua. Andar pelas ruas com os acidentes dos espaços públicos, aqui notórios, não me parecia coisa segura. E ainda mais a tirar fotografias para recordação. Enfim, lá ultrapassei este sindrome e consegui realizar as visitas planeadas.
Descemos a antiga Rua do Picadeiro, hoje Hoji Ya Henda, visitámos a Catedral, a Senhora do Monte. O verde estava por todo o lado e com ele as flores exuberantes, de cores de sonho.
Em todas as ruas as pessoas movimentavam-se à procura do seu sustento. A venda ambulante, feita na maioria dos casos por mulheres, está em todo o espaço urbano.
Angola é o país das crianças e aqui, no Lubango, essa verdade é bem evidente. As mulheres, mães, transportam os filhos às costas e correm a cidade numa azáfama constante. Procuram vender de tudo para com isso conseguirem o dinheiro que lhes permitirá sustentar a famíla. É que os homens podem ter várias mulheres, constituir duas ou mais famílias, mas a que permanece em primeiro e único lugar é a famíla "de casa", a que é a verdadeira famíla. As outras são de passagem. Aí entra o trabalho das mães. Árduo e difícil, mas que demonstra uma coragem e uma tenacidade insuperáveis.

1 comentário:

Unknown disse...

Belas fotos, e essa aluna aí já meio velhota com as crianças? O insucesso escolar em Angola deve ser um problema grave!

Já estou a ver que continuam as aventuras - vocês também me sairam cá uns azelhas!