terça-feira, junho 19, 2007

Do Lubango ao Namibe - Angola 2007

A viagem para o mar representou um momento de contacto com a Natureza. Descer a Serra da Leba, onde a cada curva se revia um outro tempo e uma outra realidade, foi um espectáculo extraordinário. À medida que íamos descendo a paisagem sofria modificações, lembrando que passávamos da zona de altitude para as zons baixas do deserto.
Este foi um ano de muita chuva. Como já haviamos observado, a partir do avião, os rios que atravessámos transbordavam, as terras estavam cobertas de uma vegetação de um verde exuberante. Ao descer fomos passando por vários tipos de plantas, de acordo com a altitude e com a zona em que nos encontrávamos. A paisagem estava repleta de vida e de cor. As populações apareceiam junto à extrada para vender toda a espécie de produtos: leite azedo, carvão, lenha. Na base da Serra encontra-se um grande mercado onde se pode comprar uma grande variedade de produtos. E que grande que ele é.
Verificámos que as árvores de grande porte quase que já não existem. A necessidade de se conseguir rendimento para o dia-a-dia levou a que se aproveitasse a Natureza. Assim cortam as árvores para fazer carvão e para lenha. O Mutiati que se vê é de pequeno porte, ainda sem interesse económico.
Saídos da Serra penetrámos nas zonas planas em direcção à cidade do Namibe. O mar, íamos ver o mar.

Sem comentários: