segunda-feira, junho 04, 2007

A Educação e a Disciplina

Realizaram-se provas de aferição. As escolas cumpriram a determinação ministerial. Ao que nos foi dito essas provas destinavam-se a avaliar das condições de aprendizagem e do ensino. O que foi de surpreender foi a declaração de responsáveis do Ministério da Educação de que os resultados não contavam. Isto quando se verificou que havia muitos erros de português nas provas, principalmente nas do 1º ciclo. Ouvi e não quis acreditar. Agora a Ministra vem repôr o óbvio, contam para a avaliação. O que é de registar é esta continuada forma de entender a instrução e a aprendizagem. A Escola não é um lugar de passa-tempos, de bem estar e brincadeiras. A Escola tem que ser entendida como um lugar de trabalho, trabalho árduo e difícil que é necessário realizar. A aprendizagem exige muito trabalho, muito sacrifício e muita dedicação. Querer transformá-la num lugar sem regras e de bem estar não conduz a nada de bom. E isto é o que tem sido o seu funcionamento, daí o abandono escolar, o elevado nível de insucesso, a indisciplina. Esperemos por melhores dias.