Uma forma de Presença sobre a vida do nosso dia-a-dia e as ocorrências gerais de Almeirim, do Ribatejo e das posições culturais políticas e económicas do país. Livros e leituras, gente e comentários, numa forma de ser e de conhecer.
segunda-feira, março 05, 2012
A Ponte de Santarém
Uma Ponte parece notícia. É o que podemos pensar. Por baixo dela passa o rio Tejo. Hoje é quase areia. Quero dizer: a seca deste ano fez baixar consideravelmente o nível das águas do Rio. A Ponte, construída em 1881, é uma obra que teve o trabalho da empresa construtora de Gustavo Eiffell. O famoso construtor da Torre de Paris. Esta ponte surgiu para ligar duas zonas importantes nas margens do Tejo: Santarém e Almeirim, permitindo a ligação com a linha férrea. Inaugurada no tempo da Monarquia, ganhou o nome do rei D. Luís.
Todos, por aqui, passamos sobre ela. Mas o que não se sabe é que, quando foi construída, era para peões, para carros de tração animal e para o gado. No Século XX foi transformada para permitir a circulação automóvel. A armação que sustenta os tabuleiros, na parte de viaduto, foi reforçada com apoios de betão.
Admirei a beleza das estruturas, o seu impacto na paisagem ribeirinha.
As fotos mostram a referida ponte, o alto de Santarém - Portas do Sol - e a zona da Ribeira de Santarém.
Há água. O rio vai caudaloso. Mas porque a tirei no ano passado. Agora façamos como a Senhora Ministra: ter fé em que vai chuver.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário