Uma forma de Presença sobre a vida do nosso dia-a-dia e as ocorrências gerais de Almeirim, do Ribatejo e das posições culturais políticas e económicas do país. Livros e leituras, gente e comentários, numa forma de ser e de conhecer.
segunda-feira, março 26, 2012
A gente que nos Governa!
Às vezes parece que estão a "reinar"! Neste momento há uma vaga de julgamento sobre as medidas do governo anterior. Como se não tivesse havido outros anteriores. São as parcerias público-privadas (as PP, as escolas, a saúde). Enfim é preciso analisar e saber! Mas acontece que neste Domingo passado ouvi o que não pensava ouvir. O Sr. Primeiro Passos, no seu Congresso, aparece a elogiar o Sr. Jardim! Então em que ficamos? É preciso analisar as situações de transparência e mau governo ou não? Será que é tudo para "inglês ver" e só há que referir os outros de antes?.
Lembro-me que recentemente o Instituto Nacional de Estatística e o Banco de Portugal reconheceram publicamente o que já estava reconhecido: houve ocultação deliberada de despesas por parte da Região Autónoma da Madeira. Já o Tribunal de Contas tinha lançado alertas. O que há de mais sério e normalizado na gestão pública é o rigor dos orçamentos e da informação sobre despesa que transportam. Mas lá, naquela ilha das pombas brancas, parece que não.
Agora as Escolas. Sendo professor aposentado sei bem o que eram os espaços em que "dei" aulas. Os pré-fabricados e os edifícios velhos. O frio que ali se passava. A falta de coberturas para proteger os alunos nos intervalos. Avançou-se para a recuperação de Escolas. Melhoraram e deram um toque de moderno e audacioso. O que se faz? Aqui delRei que gastaram muito dinheiro. Luxos. Porque será que uma Escola não deve ser confortável e brilhante?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário