segunda-feira, junho 04, 2012

Street Fair & Others!

Uma das marcas urbanas está na realização de eventos públicos. Deles destacamos a Feira. Essa criação medieval que orginou o aparecimento da maioria das cidades!
Aqui pelas terras do tio sam também se realizam. Nova Iorque, NY, na 3.ª Avenida, em todo o seu percurso. Mais precisamente no dia 2 de Junho, Sábado. Toda a Avenida estava ocupada com as famosas "barraquinhas de comes e bebes" de vendas de óculos, roupas e bijutarias. Num corredor imenso circulava gente. Parava gente, voltava a andar e comprava e comia!
O mesmo de qualquer feira urbana no nosso País, das que agora surgem em dias comemorativos e de festas.
Há gente que circula com o seu próprio feeling! Há fotógrafos, cantores e músicos, há balões mas não vi marchas.

Da distância, do outro lado do mar, as notícias não são tão calmas! Tudo é contradição, reclamação, protesto! A Madeira, a famosa das bananas, onde a oposição se junta para fazer contestação à maioria que não lhes dá madeiro nem cavaco. Fazem um acordo para concertar iniciativas. Mas não pode ser no salão do Parlamento que lhes é negado! Ora essa! aquele "Salão Nobre" é para cerimónias oficiais e não para partidárias. O quê?! O que é um Parlamento - ou Assembleia Regional?
No Canadá a greve dos estudantes vai longa. Não querem o aumento das propinas! A Juventude está com problemas! Por todo o lado há contestação. Em Lisboa os Okupas invadem o gabinete da vereadora. Foram expulsos de um espaço municipal que tinham ocupado. Ilegalmente. É claro que um dos objetivos deste movimento está na ocupação de espaços devolutos para os devolver à utilização e à Comunidade. Mas também são adeptos da chamada democracia direta.
Boas razões das quais já ouvimos e aprendemos o suficiente. As ditaduras mais ferozes do Século XX - e que as há ainda neste 21 - começaram assim.
Hoje está a chover o que complica a vida de quem quer dar uma volta urbana! Só por dar. Para ver e sentir os espaços.











Sem comentários: