sábado, junho 16, 2012

Conhecer e aprender!

É sempre uma nova conquista do conhecimento sobre o mundo que nos envolve. A cada volta que damos (ou somos forçados a dar) conseguimos uma nova forma de ver o que nos rodeia. Há quem diga (ou possa dizer) que o nosso mundo é feito de pequenas aquisições. Que se juntam. Reunem.
Como escrevi no texto anterior ler é um bom processo de conhecimento. Pelo menos não se é iletrado - ou não se padece da sindrome de iliteracia (dirão outros).
A obra "O Amante do Vulcão" de Susan Sontag. Que terminei de ler. É uma revelação! Depois de um trabalho de pesquisa e investigação a autora brinda-nos com a realidade romanceada. Rebuscando no tempo, limpando o pó e as cinzas à memória, traz-nos os heróis de Republica de Roma - de 1779 - e da ação devastadora e criminosa do célebre almirante Nelson (o inglês, pois claro!). A entrega dos republicanos à chusma do rei de Nápoles foi um processo nelsoniano criminoso.
Não posso deixar de referir Leonor da Fonseca Pimental. Já tinha conhecimento da sua ação em Nápoles. Sontag dá-nos a dimensão correta da sua fugura e do seu amor à Liberdade.

Na cidade americana mais famosa - esta new iork - também se fazem provas de rua (ou de Park). Na quinta - dia 14 - houve grande ajuntamento. Pelo que se soube cerca de 5.000 pessoas representando 300 empresas. Uma prova de competição saudável. Achei engraçado. Em Almeirim há os 20Km. Mas isto é diferente.
De diferenças vivemos nós. E continuamos a viver.





Sem comentários: