quarta-feira, junho 06, 2012

Flores para Androulla Vassiliou!

A senhora Comissária da UE para a Cultura, Educação e Juventude esteve em Portugal. É de destacar a entrevista que deu ao jornal O Público. Aí refere que a Cultura é uma parte menosprezada pelos políticos, principalmente em tempos de crise. Na referência às críticas aos países do Sul, principalmente aos gregos: "vendam o Partenon", refere que este monumento, o Partenon, não é só dos gregos, pertence a todos. Genial! Estou a lembrar-me dos frisos que estão em Londres e que foram para lá levados no Século XIX!
Esta obra monumental, o Partenon de Atenas, como afirma a Comissária Europeia, faz parte de uma herança comum e de um passado partilhado por todos. Isso é que é falar. Espero que não a mandem embora por isso!
Ao que se refere conseguiu 1.8 mil milhões de euros para o Orçamento da Cultura. Isto para funcionar nos anos de 2014 a 2020 (afinal não parece assim tanto). Há que privilegiar os países do Sul - Itália e Grécia - nos apoios ao restauro de monumentos. É onde os há em maior quantidade!
O que li deixou-me entusiasmado: a Cultura é um motor do Desenvolvimento Económico. 40% do Turismo mundial é cultural, e a Europa é a região em que aparece em primeiro plano. Eureca! Palmas para a descoberta! Há muito que tenho - em conjunto com o grupo da Associação do Património - defendido isso mesmo! Mas nada! Os nossos políticos locais, que tudo sabem e tudo modernizam, deviam ler e aprender o que disse a senhora Comissária.
A iniciativa da UE - Cultura - Heritage Label - veio para dar importância ao Património.
Está-me a parecer que devemos arranjar um projeto: daqueles de dar que falar. Para Almeirim, margem esquerda do Tejo - Near Santarém. Mais precisamente - e para já - para os moinhos da Ribeira de Muge. Já existiam no Século XV. Permitiram o aproveitamento das terras e da produção cerealífera da região. Tiveram um papel importante no desenvolvimento local e regional. Hoje estão abandonados. Transportam consigo uma importante herança!
No meio do bulício das palavras. A seguir aos cruzamentos de importância das gentes do poder. Aí para a paragem 2013, pode ser que haja novidades!
Hoje há Sol. Ao que parece há a conjugação de Venus, terra e o Sol. É o dia do Desembarque na Normandia por parte das forças aliadas.
Também ao que me parece amanhã vai ser dia 7, de Junho. Ora viva o Sol vai lá estar à nossa espera!

Sem comentários: