quinta-feira, junho 07, 2012

Poderes Ocultos!?

Vão e voltam as notícias. Agora há a questão de ocultar. O verbo significa esconder, não mostrar, tirar da vista e do conhecimento. É o que sabemos da dívida da Madeira. Portuguese Regional Power. Muito fixe este nome. O Eurostat - mecanismo de estatística da UE - vem a dizer que a Região A. da Madeira deve ser severamene punida pela ocultação da dívida. Responde o inefável Jardim: vamos lutar contra os Poderes Ocultos que querem mandar em Portugal!? Parece que foi mesmo assim. Mas então onde está o ocultismo? Há gente que o pratica, ao Ocultismo, adivinhação, querer saber o que os outros não sabem.
Ainda temos a nossa Seleção. A de Futebol. Chovem cobras e lagartos sobre a equipa. Será que estão com o desejo de ajuste de contas por não terem sido convidados para a dirigir? Ou porque tiveram de ser postos fora da carroça? Vamos ver o que podem conseguir. Os adversários são importantes. Mas os desafios sabem melhor quando o valor do adversário sobe!
Há projetos para emprego dos jovens. Umas migalhas inventadas à pressa. Tenho para mim que este é o nosso maior problema! A juventude significa ousadia, desejo de vencer, sempre a vontade de subir às montanhas. Nunca tivemos - como País - tantos jovens com formação superior. Parece que vai servir para servir outros países. Emigrar é desviar a força humana para outras regiões. Quem estiver informado sobre esta movimentação portuguesa sabe também que representa um valor acrescentado para esses países. Trabalhamos e pagamos impostos para os outros terem o resultado: a nossa força de trabalho culta e inteligente.
Na Grécia houve porrada na TV. Ali a confusão atingiu um ponto sem retorno. Será? Espero que não. Hoje não estamos no tempo das confrontações políticas de esquerda e direita ou de ultras. O mundo já mudou e a guerra das sociedades tem que se fazer a um outro nível. A reforma social tem que ser feita através de um maior aprofundamento dos direitos de cada um. Mas não se pode excluir o todo e o seu conjunto. O Mundo - como já referia M. Macluhan - é global. Acabei de ler a obra de Henry David Thoreau: A Desobediência Civil. O autor - do Século XIX e norte-americano - introduz um conceito ilegal e anti-humano: a Escravatura, para a partir daí considerar que as Leis que a defendem são iníquas. Também o seu texto em defesa de Jonh Brown merece um reflexão especial.
As dificuldades de hoje entroncam em princípios e comportamentos, que embora reconhecidos em leis, não se podem aceitar. A liberalização dos mercados financeiros trouxe um monstro. A questão não é entre esquerda e direita, é entre todos para regular os mercados financeiros no sentido da equidade.
Mesmo aqui, nos EUA, quando compro algum equipamento aparece o fatídico Made in China. E agora?
Onde estão as igualdades legislativas e sociais?

Sem comentários: