segunda-feira, junho 11, 2012

Coisas que Acontecem!

Há sempre uma surpresa em cada lugar que visitamos. Às vezes nem é preciso visitar, basta sairmos do normal rotineiro. Este Domingo fomos à Missa. A Católica, pois claro!
Não sou habitual frequentador da cerimónia religiosa domingueira, mas como a minha mulher ia, também fui! Procurei sentar-me perto da porta de saída. Resulta sempre quando há incómodo ou pretendemos escapar ao atropelo da saída.
Estava eu entretido a ouvir quando alguém me fala. Uma senhora, de origem asiática, fala comigo. Percebi! Queria que a acompanhasse no ofertório. Tinha para me entregar uma grande pá com um cesto retangular na ponta (fez-me lembrar a pá do forno) e eu devia estendê-la aos paroquianos. Tentei eximir-me do cerimonial: não sou de cá, estou de visita, não falo bem inglês. Não faz mal, acompanha-me. Responde ela. Lá fui. Primeiro os dois, parados ao fundo da igreja. Eu de pá na mão, muito direito, não fosse escapar-me o objeto recolhedor. Chegou o momento de avançar. Fez-me sinal. Lá fiz a coleta, fila a fila fui passando a pá e recolhendo as massas da malta presente.
Não estava à espera desta intervenção! Mas foi mais uma experiência sobre a vida na grande cidade.
Aqui as informações e novidades surgem sempre. Agora o que me surpreendeu foi saber o número de suicídios de soldados norte-americanos que prestaram serviço na guerra do Afeganistão. De Janeiro até agora mais de cento e cinquenta, o que prefaz a quantidae de mais de um suicídio por dia. As condições desta guerra são muito complicadas. A atenção que se deve ter no terreno. O risco das emboscadas. A insegurança total em qualquer lugar.Mas tudo isso não chega. Explicar esta catástrofe militar (há mais mortes por suicídio do que por ação do inimigo) é uma urgência para o país. É muito mau. Apetece perguntar que treino é dado? Como tratam os soldados? Os recrutas como são treinados?
Quem vai para a guerra e se mata a si próprio deixa uma mensagem pesada, carregada de significados.
Continuemos pela cidade. Observando, registando as mudanças de olhar!







Sem comentários: