Uma forma de Presença sobre a vida do nosso dia-a-dia e as ocorrências gerais de Almeirim, do Ribatejo e das posições culturais políticas e económicas do país. Livros e leituras, gente e comentários, numa forma de ser e de conhecer.
terça-feira, outubro 02, 2007
A Televisão e as notícias
A importância da Notícia obrigou a que se criasse, no Século XIX, um modelo de construção do que se pretendia dizer. Para maior facilidade da informação dos leitores, os jornais passaram a ter uma norma que referia o tempo, o lugar e o facto do acontecimento. Os comentários já não eram notícias mas sim opiniões pessoais dos jornalistas.
Agora estamos numa nova fase. A Televisão continua a mudar tudo. As notícias passam, no monitor, em rodapé, a correr, misturando as funções percepcionais:ver e ouvir. Quem quer ver não consegue ler. As imagens que nos são dadas não são notícias mas sim criações de entretenimento para distrair e manter o ouvinte e espectador atento ao Canal.
A leitura obriga a funções complexas. A escrita é uma invenção humana.
Daí que os nossos telejornais apresentam reportagens longas, durante o período de emissão, as notícias correm em rodapé (muitas vezes com erros e frases ofensivas) e o resto são comentários e opiniões de reporteres.
Para a Escola com eles. Vão aprender a divulgar a verdade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário