terça-feira, outubro 02, 2007

Mergulhar no chão em Lisboa

É um bom título! Quem mergulha no chão, ainda mais na capital do País?
Fui ver o criptopórtico na rua da Conceição. Sábado, dia 29, abria ao público interessado.
Quando lá chegámos era quase meio-dia. A fila de gente estava ao princípio da rua dos Correeiros. Fiz os meus cálculos: daqui a duas horas e meia estamos a entrar. Enganei-me. O tempo foi passando, passaram-se as horas: duas, três, quatro. Já não dava para desistir, depois de tanto tempo de espera. Veio a chuva e todos nós nos mantivémos na fila.
Cinco horas e meia depois, chegou a nossa vez de "mergulhar no chão". Desce-se para o criptopórtico por uma abertura no meio da rua. Claro que estava cortada ao trânsito.
É uma construção romana no Século I. Estes construiram uma base de apoio para um prédio, que deveria ser uma Praça, ou Mercado.
Foi agradável e esclarecedora a visita que fizémos. Mas quem é que fica tanto tempo numa fila, à chuva ( atenção, comprámos chapéus numa loja perto) para visitar um espaço arqueológico?
Ainda bem que lá fui mais a família. Aguentámos o frio e a chuva, mas chegámos ao fim da visita!

1 comentário:

Unknown disse...

Desde que foram passear à Sé de Lisboa já não querem outra coisa. Agora 5h à chuva é realmente obra! Mas pelas fotos deve ter valido a pena. Quando chegar também lá vou, isto se ainda não tiver alagado!
beijinhos!!!
Rossana