sexta-feira, maio 03, 2013

USA Today!?

A notícia vai correndo por tudo quanto é papel escrito, blogosfera, net, espaço mediático e afins. Nos Estados Unidos uma criança de 5 anos matou a tiro a irmã de 2. É isso mesmo. também fui confirmar e reli. Mas não havia engano.
A história do caso é a explicação real do "way of life" norte-americano: todos têm o que querem e ter armas faz parte da sua cultura. Então porque andam para aí a matar a gente de outras terras e lugares segundo o princípio da "democracia e respeito pelos direitos humanos?".
Os pais das crianças dizem que não sabiam que a arma estava carregada. Mas ofereceram a arma à criança de 5 anos e ensinaram-na a utilizar o artefacto. A mãe diz que se ausentou por três minutos. Aí está: em três minutos uma criança vai buscar uma espingarda - que é feita propositadamente para crianças (brinquedo lindo) - aponta-a à irmã e dispara. Já se perguntaram o que será, a partir de agora, a vida do menino de 5 anos? E o direito à vida daquela criança de 2 que deveria ter quem a ajudasse e protegesse?
Vai muito longa a discussão naquele país a propósito das armas. Impressiona o discurso dos que dizem que as ditas fazem parte da sua cultura e que o que há é ter cautela. É incrível o desprezo pela vida e segurança das pessoas. Armas todos os países têm. Carregar no gatilho e disparar toda a gente pode fazer. O que importa é saber se é um direito universal cada um possuir esses instrumentos de morte e utilizá-los como lhe apetecer. Os exemplos são tantos que importa perguntar: afinal onde é que estão os terroristas?

Sem comentários: