sexta-feira, maio 10, 2013

Lisboa e Joana Vasconcelos

Agora é que a coisa muda. A Exposição de Joana Vasconcelos no Palácio da Ajuda traz uma realidade que permite leituras novas. A arte de se transformar os objetos do quotidiano em coisas lindas não é para amadores. JV dá-nos a sensação da construção de novos espaços e de novas formas de entendimento daquilo que somos e desejamos vir a ser. O Palácio da Ajuda, residência do Rei D. Luís, aquele que foi rei por acaso - o irmão morreu doente - é uma construção que ainda mantém a sua "vida própria". Os trabalhos artísticos de Joana Vasconcelos introduzem-se sem perturbar a ordem, antes modificando-a e acrescentando-lhe uma leitura mais inovadora.
O Tejo, o mar da palha e Lisboa. A volta pelas suas águas mostra-nos uma Lisboa diferente. Seguramente esta nossa cidade não foi feita para ser vista do rio. Mas casa-se com ele. Sem grandes alardes ou imponências.
A Torre manuelina lá está. Hoje vigilante mudo e quieto. Mas vigilante. O Padrão henriquino, afirmação do estado Novo, parece romper as águas e partir para uma viagem de aventura e descoberta.
Vale a pena a visita. O Azul do céu de Maio traz um grito de esperança. Não sei em quê! Mas traz.

Sem comentários: