quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Palavras ditas!

Diz-se muito. Aliás, fala-se muito para se escrever mais ainda. Ao apreciar o que circula como informação e esclarecimento deparamo-nos com a permanente manipulação.
A informação deve, ou devia, ser séria. Mas está cada vez mais tendenciosa. Há códigos de conduta profissional que são atirados às malvas. Cada jornal publica a sua sentença. Tudo depende de quem o dirige e das razões que transporta consigo.
É certo que há o tribunal de opinião pública. Ao longo da nossa História isso já aconteceu por várias vezes. A matança dos judeus por volta de 1512, no reinado de D. Manuel, aconteceu porque um frade veio para a rua gritar que os males que havia eram provocados por esses cidadãos. Ele tinha sido informado por Deus, num Milagre.
Vai daí e juntam-se todos os de Lisboa. Passam ao bairro judeu e agridem, atacam, assaltam, matam. É claro que quem mais desacatos e crimes cometeu foram os marinheiros da Flandres (holandeses), que estavam na cidade. E roubaram seguindo depois para os seus barcos, levantaram velas e zarparam antes da chegada das forças reais.
No fim nada do que se apregoara fora verdadeiro.
Podiamos avançar e escolher outros erros colossais que se desenvolveram no chamado "tribunal da opinião pública". Todos eles mostram uma manipulação dos factos e a intenção de acusar alguém. O cidadão bem informado, culto e democrata deve saber distinguir as coisas.
Agora as notícias trazem-nos novas revelações. Outras figuras se levantam.

Sem comentários: