quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Naqueles tempos era assim!?

Ouvi, ontem, uma estória de espantar. Não, não havia Nau Catrineta, nem perigos no mar. Era passada em terra. Nas terras de Almeirim. Nos idos da década de 20 do Século passado. Já havia República. E, claro, a Igreja continuava. Um morador da cidade, pessoa de mais de noventa anos. Que ainda os há e muito bem! Meu conhecido e amigo. Melhor ainda. Vem a estória "... eu andava na catequese. Aprendiamos as orações e histórias religiosas. Um dia o padre disse que quem tivesse bom aproveitamento ía a uma visita a Fátima, à Procissão das Velas. Eu fiz tudo certo. Não havia dúvida. A minha mãe preparou-me o melhor fatinho de cotim. Engomou-o, preparou um pequeno farnel que eu levei numa bolsa de pano. Fomos todos para a frente da Igreja. Chegaram as camionetas. O padre foi chamando os meninos para entrarem. Um a um lá foram entrando. O meu nome não surgia. Esperei e vi a primeira camionete fechar as portas e avançar. Veio a segunda. Continuou a chamada porque eram muitos. Lá estava eu à espera com a bolsa do lanche na mão. Não dizia nada. Deviam chamar-me. A terminar a chamada só fiquei eu, de pé. Nisto, de junto da parede da Igreja sai um miúdo que era pouco entendedor das coisas que se ensinavam e só criava problemas. Veio a correr, entrou e a porta fechou-se. A camioneta arrancou. Eu fiquei, parado, à espera. Ninguém me chamou. Depois de passar alguns dias de voltarem o padre chamou-me. Eu não tinha reclamado nada. Ele disse-me: Tenho que te pedir perdão pelo que se passou. Fiz toda a viagem contigo à minha frente. Mas, sabes? Isto aqui é assim: eu passo na rua pelo senhor Dom Manuel e tiro o chapéu e cumprimento sua excelência. Se passar numa rua e outra pessoa qualquer me cumprimentar eu nem ligo e digo olá. Aquele último a entrar foi porque a mãe dele é das coisas aqui da Igreja, sabes? Resta acrescentar que a criança de então, hoje quase centenário, era orfão por morte do pai e a mãe fazia grandes esforços para sustentar os filhos. E que viva a Reública.

Sem comentários: