A informação chegou-me por palavras ouvidas. Em conversa fui informado que se realizara uma reunião da Assembleia de Freguesia nas Fazendas para se informar sobre a possibilidade (ou realidade?) de se construir um estabelecimento prisional em Paço dos Negros, nos Gagos. A cadeia de Lisboa será desactivada e os presos, cerca de 1.200, serão transferidos para uma nova instalação.
Aqui vem Paço dos Negros. Ao que parece a Câmara e a Junta candidataram-se à construção, com indicação da propriedade da referida Junta na zona dos Gagos.
Tudo bem. Uma cadeia, para um número elevado de presos, oferece cindições de melhoria da vida local: mais pessoas em movimento, casas para alugar ou vender, venda de produtos locais para a alimentação, restauração, etc. Estas bonificações locais não são de desprezar.
No entanto, ao que me foi dito, não houve qualquer informação ou notícia pública sobre o assunto, quando o mesmo se encontrava em fase de negociação?? Apareceu em cima da mesa já pronto! Será? É esquisito à brava.
O que me perturba é a destruição dos sobreiros na zona de construção. São 26 ha, para uns, 40 para outros. É uma área considerável.
Quem tiver oportunidade de acesso ao Google, poderá observar a mancha da paisagem na zona do concelho de Almeirim. Há uma grande área a descoberto, como resultado da acção agrícola. A radiação solar deve ser enorme. Agora com uma maior desflorestação isso ainda vai aumentar.
Mais alterações climatéricas.
Mas que é um bom negócio, isso é verdade.
Sem comentários:
Enviar um comentário