Uma forma de Presença sobre a vida do nosso dia-a-dia e as ocorrências gerais de Almeirim, do Ribatejo e das posições culturais políticas e económicas do país. Livros e leituras, gente e comentários, numa forma de ser e de conhecer.
segunda-feira, junho 23, 2008
Palestra a 24 de Junho - E aí está Paço dos Negros
O dia 24 de Junho é uma data importante. Acontece depois do S. João, no Porto, e da festa dos martelinhos
Há uma palestra em Paço dos Negros e logo no "Paço Real". Parece-me que devia haver mais contenção nas classificações dos espaços sobre os quais se deve realizar um trabalho aturado e eficaz de protecção patrimonial.
Mas a razão para a palestra está no facto de se organizar um protesto sobre a localização do futuro estabelecimento prisional. Não discuto a manifestação - em democracia os actos públicos dos cidadãos são parte integrante da vida e constituem uma excelente forma de participação na vida pública.
Acontece que não vejo a situação do mesmo modo. Não há qualquer perturbação para as populações locais pela referida instalação. Assim sendo temos que considerar que todo o tipo de estabelecimentos do mesmo género passaria pelas mesmas considerações.
O que me parece de se ter em conta será a importância do impacto da construção sobre a zona. Principalmente no que se relaciona com a área florestal.
Outra indicação é a do secretismo das negociações. Não estou a par do referido processo para poder responder com clareza. O que estava em jogo?
Os benefícios de uma construção do género, tendo em atenção tudo o que vai necessitar para funcionar, não são de desprezar: os produtores agrícolas locais podem ter um mercado para os seus produtos. A movimentação de pessoas pode originar um reforço dos transportes e da restauração que se traduzem na melhoria das condições de vida.
Agora, e como é óbvio, todo o processo deve obedecer às mais elementares regras de funcionamento e de segurança.
Convidar um Presidente de uma Câmara de um concelho vizinho, que luta pela instalação no seu espaço concelhio dos mesmos serviços, é coisa que não lembraria ao Diabo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário