quarta-feira, março 18, 2015

Uma nova forma de entender!

O pão nosso de cada dia está em conformidade com o tempo e as coisas que vão acontecendo. Agora os EUA já referem a necessidade de falar com o Sr. da Síria. A terra devastada, as populações em fuga, o sofrimento de milhões de indivíduos, homens, mulheres e crianças só agora desperta as consciências.
Mas o que me parece é que a necessidade de encontrar uma resposta que seja eficaz contra os depredadores dos bens e da vida humana é que falou mais alto.
Ninguém consegue impor um regime democrático através da guerra e da destruição do adversário, a não ser que já antes dela essa região ter vivido a democracia. O que não é o caso do Médio-Oriente.
A destruição dos regimes que governavam com mão de ferro os países da região provocou um vazio de autoridade que potenciou o triunfo do terror para se reorganizar uma nova forma de vida. As permanentes e brutais agressões praticadas pelos israelitas sobre as populações palestinianas gerou o ódio e uma sede de vingança que ultrapassa o que poderíamos considerar anormal.
Continua a ser difícil de explicar como é que jovens educados e educadas nos países ocidentais, com a vida democrática estabelecida, possam integrar esta horda hiper vandálica.
Agora um ataque num Museu na Tunísia. A matança de turistas ocidentais. Nós estamos a sofrer as consequências de não termos sabido impor uma Paz duradoura e estável na área israelo-palestiniana. Se os palestinianos atacam são terroristas, se os israelitas atacam estão a defender-se, mesmo que a proporção de mortes e destruições seja infinitamente superior no lado dos palestinianos.

Sem comentários: