domingo, março 08, 2015

Igualdade de Género - Um desafio global

Hoje é dia 8 de março. Novidade de La Palisse! Aqui, neste país de miragens e ambições, comemora-se o dia da mulher.
Porquê o reparo?
Parece-me que estamos numa fase de viragem universal. A profusão de equipamentos transmissores de mensagens, facilitando a comunicação instantânea, está a provocar uma autêntica revolução global. Tudo o que se faz, pensa ou prepara é divulgado e recebido.
As realizações, sejam mais ou menos grandiosas, encontram sempre um público interessado.
A utilização dos meios transmissores de mensagens é aberta. Funciona para todos os lados e com todos os interessados. A divulgação das atrocidades dos radicais islâmicos é bem a prova disso. Que controlo é que se pode ter sobre este procedimento?
Sabendo que funciona de ambos os lados, dos que procuram a informação mais correta e verdadeira aos que a utilizam como arma de guerra e de propaganda do terror, há que esperar os resultados que daí resultam.
Hoje um dos maiores valores da nossa cultura e, se assim se pode classificar, da nossa civilização é a valorização do lugar da mulher na sociedade.
Como cristão há que destacar a trilogia da sagrada família e a preponderância de Maria como mãe e protetora.
O hoje tão badalado mundo islâmico não vê o seu papel do mesmo modo. Se há países onde se começa a ter um novo conceito outros há que o renegam.
Já começa a ser desprezível este contínuo procedimento de comparação. Mas eles não nos deixam outro caminho.
A minha mãe foi uma mulher lutadora. Passou por adversidades e por alegrias. Mas deixou-nos uma mensagem de paz e de liberdade.
Para ela e para todas as mulheres um grande abraço de respeito e amizade.

Sem comentários: