terça-feira, março 03, 2015

Hoje, a diferença!

Depois do que escrevi no texto anterior regista-se uma diferença de atitude assinalável. Refiro-me à posição dos EUA com Obama. Está naquele país o sr. Netanhiau, de Israel. Vai discursar no Senado (?). O Presidente da República não o recebe.
O que fará o Sr. dito Netanhiau naquelas partes da América? Quer guerra contra o Irão. Aqui valha-nos a Tora, eles querem destruir Israel!
Mas importa perguntar, no âmbito desta saga interminável e louca que estamos a viver, quem começou toda esta série de ameaças?
Já assistimos a demasiadas ações de guerra no Médio Oriente. Seria de esperar um discurso de Paz e de aproximação.

A questão que se vem colocar é a de haver o perigo do Irão produzir armas nucleares. Bem, ao que sabemos Israel já as tem. Estarão em boas mãos, é o que diziam. Mas será? Os outros não acreditam nisso.
A posição do governo norte americano parece razoável. Encontrar um caminho de ordem e paz na região. Mas só isso parece que não chega. O Irão é um país poderoso e desenvolvido. Constitui um valioso aliado na guerra contra o extremismo radicalizado no chamado EI. Há que saber tirar partido das necessidades de cada um. O chamado exército islâmico constitui uma séria ameaça para os iranianos.
Esse país tem uma população de mais de 60 milhões de pessoas. Possui armamento poderoso e moderno. Fazer a guerra contra eles? Exterminá-los? Não me parece coisa boa nem sequer realizável.
Os tempos do Sr. Bush, o da célebre frase i d'nt care, depois da negativa do conselho-geral das nações unidas (que paradoxo). A destruição do Iraque provocou uma insegurança total na região.
Agora Obama parece apostado em proceder a uma aproximação cuidada e necessária. Esperemos que tenha sucesso.
Aqui, nesta terra fértil do Ribatejo, a terra começa a ser preparada para a nova cultura. O inverno vai chegando ao fim. Do frio e da chuva desponta a primavera.Venha boa e alegre, traga mais razoabilidade e produção.

Sem comentários: