quinta-feira, março 21, 2013

Para onde vamos? Chipre a ilha pendurada.

Os comportamentos nacionais não param de nos surpreender. Agora a história daquela ilha do Mediterrâneo Oriental, a Chipre das Cruzadas.
Quem tem dinheiro depositado no Banco paga uma taxa por isso. Mas quem é que descobriu esta inovação? Será um candidato a prémio Nobel? Há uma histeria à volta da salvação dos Bancos e do sistema bancário que não consigo perceber! O que terá verdadeiramente acontecido? Por que é que os Bancos estão sem dinheiro? Vão à bancarrota deixando os depositantes na miséria! Quem fez isso?
Há mais perguntas que respostas. Agora dizer à Ilha e à sua gente que têm de pagar as perdas financeiras destas entidades, que deveriam funcionar para salvaguardar as poupanças e dinheiros de quem neles os confia, é coisa de outro mundo. Venham mais ETs para resolver este pesadelo.
Aqui somos tributados por tudo. A par de nos terem aumentado os pagamentos, impostos, taxas, créditos, serviços sociais e medicinais, há o desconto na pensão, o aumento da taxa de IRS, a redução de escalões. Já somaram isto tudo? O certo é que tudo junto ultrapassa os 50% do que se recebe.
Mas não há redução do deficit (nome mais estrambólico). O que nos levam, sem nossa autorização porque os Senhores mandam, já ultrapassa o que seria legítimo e saudável.
Mas a dívida não baixa. Querem mesmo que baixe?
O nosso sistema está a falir. A aposta nos centros financeiros e na gestão dos YUPIs só deu merda! Dinheiro também é mercadoria. Tem que ser movimentado e aplicado com regras e com as cautelas necessárias.
Não é mais possível deixar tudo nas mãos de gente ávida e sem escrúpulos.
Depois da loucura dos marxistas e dos seus regimes totalitários temos agora a loucura dos super-capitalistas.
O Mundo Novo, que tem de vir após esta destruição, tarda em chegar.

Sem comentários: