quinta-feira, outubro 29, 2009

Esoterismo e religião. Tempos novos

A discussão sobre o trabalho Caim de José Saramago continua. Tudo o que é programa toca no assunto. Acabei de ler um trabalho muito curiioso. De Margaret Starbird: Maria Madalena e o Santo Graal. É uma obra em que a autora procura as razões da anulação do feminino pela Igreja Católica. A partir das Escrituras e dos Salmos, vai para uma construção narrativa que se destina a encontrar razões e motivos para a sua conclusão - que já se encontra pré-estabelecida. Jesus casou com Madalena e esta, depois da morte daquele, foge para Alexandria no Egipto e daí passa para a Provença. Já ia grávida. Na Provença - Sul de França, nasce a religião, ou heresia, dos Cátaros. Há referências à mulher Noiva e a lendas da Senhora Negra. Constrói-se uma narrativa que atravessa os Séculos e milénios, sempre com a mesma intenção. Há igualmente a referência à obra: Holy Blood, Holy Grail. Sobre esta narrativa ouvi um debate há pouco tempo, com indicações das criações fantasiosas dos seus autores. Ainda não li o Caim. Mas já me estou a preparar para isso. Os tempos actuais são prolixos na discussão de todo o tipo de temas. A religião e os seus dogmas não deixam de concentar em si muitas atenções. Temos que os acompanhar e ler com a atenção e o cuidado que merecem - já ia escrever: com simpatia, amizade e sem rancores.

segunda-feira, outubro 26, 2009

Património Cultural: há zonas próprias?!

Um dos aspectos mais interessantes que se verificam na nossa região prende-se à noção de zona de património, ou melhor, zona de acção patrimonial (ou de noção)?! Tenho lido várias intervenções locais e, até, sido contactado sobe isso. Acontece que o que fico a saber - e qualquer um que leia ou comente - que o que é Património material - objectivo e construído - é o que se encontra no espaço ou no domínio públicos. A realização de trabalhos nas estradas e ruas, a construção de um equipamento numa propriedade pública - estatal ou autárquica - tudo é posto em causa com a exigência do acompanhamento arqueológico, do estudo, da salvaguarda! Não estou em desacordo com esta determinação, antes a tenho defendido desde os anos oitenta a esta parte, e isto quando muitos não apareciam! O que acontece é que não defendo estas limitações ou "unicidades". Os trabalhos, as intervenções, as mexidas nos espaços privados, desde que considerados sensíveis, também têm que ter o mesmo tratamento. Na área do nosso concelho há mais património cultural - edificado e não-edificado - em zonas de propriedade individual/particular do que nas públicas. É redutor e de se desconfiar, o alarido que se faz sobre acções em zonas públicas em contraponto com o que se produz para as propriedades privadas.

sábado, outubro 24, 2009

José Saramago, ele próprio!

Ontem acompanhei o debate em que estiveram presentes, na SIC Notícias, o Padre Carreira das Neves e o Nobel Saramago. Tudo a propósito do seu trabalho mais recente:Caim. As trocas de pensamento e interpretação não me pareceram surpreendestes. Conheço pessoalmente o Padre Carreira das Neves e já troquei algumas impressões com ele. É um Franciscano convicto e credenciado. José Saramago é um escritor que conseguiu para o país o Prémio Nobel da Literatura. Óptimo! Ainda não adquiri o livro mas vou fazê-lo. A dimensão do problema é actual, embora, pelo que tive oportunidade de ouvir, não me surprende nem traga nada de novo. Quanto à dita petição online só posso mandá-la para o quinto dos infernos.

Dixit

Para perfeito esclarecimento nosso ouvi o nosso conhecido Jardim da Madeira dizer: Portugal tem políticos medíocres! Faltou acrescentar: "Eu sou o número 1 da lista!". Os meus escritos resultam das informações colhidas através da imprensa escrita, publicada na nossa região. Daí que seja importante que quem comenta leia o que lá está escrito. Cada terra com o seu uso, cada roca com o seu fuso. Acho que o povo tem razão!

segunda-feira, outubro 12, 2009

Tudo feito!

Não foi surpresa de maior o resultado autárquico. Como já tinha concluído a situação política não era o que pretendiam que fosse! O que se verificou foi uma tentativa expressa de condicionar o voto de cada um apresentando soluções e revelações deficientes e incompletas. Sendo eu um cidadão um pouco experimentado nestas coisas cedo verifiquei que havia muita fumação para um foguinho tão pequeno. Já escrevi que não aprecio campanhas de rancor, de ódio! A democracia vive-se no nosso dia-a-dia, com simpatia, amizade e confiança! Os independentes - que não o são nem nunca o foram - de Almeirim pretenderam ser os donos da Verdade e das Certezas. Nada disso. Não há donos de nada. O que é curioso é verificar que foram retirar votos à CDU e ao PSD - nunca estes partidos ou coligações tiveram tão poucos. O PS manteve a sua votação e ganha a freguesia de Benfica, tudo com maioria absoluta. Parabéns para o Presidente da Câmara e para todos os autarcas envolvidos. Agora vou fazer as minhas exigências. Necessitamos de avançar para uma política de promoção, valorização e realizações Culturais! Não das de fazer para haver palmas e floreados. É necessária uma acção de fundo. Em breve voltarei ao que escrevo.

sexta-feira, outubro 09, 2009

Então pessoal!? Vamos a votos!

Está a terminar a campanha para as eleições autárquicas. Antes foi para a Assembleia da República.
Facto comum e que não deixa de ser interessante! Agora a coisa muda de figura. Para a eleição da Assembleia da República a questão prendia-se com a satisfação de interesses gerais e particulares. Agora parece-me que são mais particulares! Ou então locais!
Aqui nas terras da charneca ribatejana - a que se chama também de lezíria? - as promessas e as críticas são muitas. Cada um apresenta o seu modo de interpretar o poder local e de querer partcipar nele.
Para melhor esclarecimento digamos que este ano temos um movimento de independentes. Não deixa de ser curioso, para mim, esta sigla. Alegre, depois das presidênciais, criou o MIC - movimento independente para a cidadania. Agora muita gente resolveu herdar-lhe o verbo. O pior é que o apresentam como criação sua.
A poucos dias da decisão final não deixo de emitir algumas opiniões. As listas dos partidos que se candidatam, apresentam os seus modelos e propostas. O actual Presidente apoia-se no trabalho realizado, que foi muito (podem mandar-me mails com animais pendurados, que a verdade é reconhecida).
Mas os ditos independentes é que são a surpresa. Os principais elementos que se perfilam à eleição nada têm de independentes. Eles estiverem preferencialmente integrados nas listas do partido PS, do actual Presidente. Participaram nas campanhas anteriores, apoiaram propostas, incentivaram ao voto.
Agora são independentes. Votem em mim! A democracia é assim. Direitos são direitos. Mas não são unilaterais, são de todos.
À beira da minha decisão tenho que esclarecer que não gosto de campanhas de rancor ou vingança. De mau perder. De arrogância.
Vamos lá. Democracia é democracia e de entre todos os regimes ela é a melhor!

sexta-feira, outubro 02, 2009

Esta terra em que vivemos!

Estamos em Almeirim! Terra do Ribatejo! Aqui se vive, como em todo o lado. Estamos em plena campanha Autárquica. Acabou a nacional e começa a local. Por todas as ruas há enfeites. De papel, de plástico, de pano. Aí estão eles pendurados. Eu dou água mais barata, eu basta de eu, eu trago a reclamação, eu faço. Não li ainda nenhuma das propostas. Quero dizer, não li a fundo pois que só me mandam mails, correio e mensagens com coisas de cada um. O que considero mais deplorável é que há campanhas, ou candidaturas, que surgem para injuriar o próximo, o que lá está. Gostava de perguntar se conseguem ver o que já está feito! Isso não conta? É o que acreditam? Acham que os votantes não se apercebem das realizações? Há que apresentar propostas sérias e inovadoras. Onde está uma proposta cultural? Falo de acções que visem a promoção e efectivação da acção cultural como forma de valorização pessoal e colectiva. Digam-me coisas do outro mundo!

E Pum!?

Ouvi, como todos, o famoso discurso presidencial de segunda, dia 28. Não esperava, nem por quilómetros de distância, aquele arrasoado. Então políticos não podem comentar situações, divulgadas na imprensa, que isso é atacar a honra do Presidente? O facto mais aguardado, em explicação a dar, era o da publicação das escutas de Agosto! Zero explicações. Não sei o que deu nele. Olhar para a situação nacional e sentir que ela me desperta interesse e cuidado é um facto normal de direito de cidadania! Eu quero que o país seja mais estável e consiga ultrapassar as dificuldades. Ainda mais quando estas não estão dependentes dos nossos esforços ou desejos, mas sim de acções internacionais, onde somos muito pequenos para influenciar! Hoje estou preocupado! As instituições devem funcionar com lealdade e com o sentido da responsabilidade pública. Esperemos isso. Vá lá, é só fazer o esforço de não se julgarem sozinhos e senhores de tudo e de todos.