domingo, fevereiro 10, 2013

Coreia do Norte! O inferno na Terra?

Terminei a leitura da obra "Dentro do Segredo" da autoria de José Luís Peixoto. Já conhecia o autor de outros trabalhos, mas este, a entrada no "Segredo" ultrapassou a noção da sua qualidade. Utilizando uma linguagem simples e esclarecedora o autor transporta-nos a uma irrealidade real. Para entrar num país é preciso deixar na fronteira o Telemóvel? Os livros e jornais, o rádio que se possa levar? Será que existe um País assim? Existe. É ali na península coreana. Mais esclarecedor: A Coreia do Norte.


A sucessão dos dias e da narrativa transporta-nos para uma sensação de claustrofobia e de horror. Como podem dominar um povo de mais de 22 milhões de seres? Humanos, seres humanos, é do que se trata.
A adoração fantasmagórica dos líderes, como se estes fossem a luz do dia, é coisa que se usava no antigo Egipto.
A existência de um Museu com objetos oferecidos ao grande líder e ao querido líder - assim é que se trata os ditos - parece demasiado surreal.
Ultimamente ouvimos que querem fazer testes nucleares para terem a bomba e atacarem o inimigo, os EUA.
Aconselho a leitura do trabalho de José Luís Peixoto. A Humanidade também tem aberrações, mas assim? durante tanto tempo e com os resultados que se conhecem?

Sem comentários: