Uma forma de Presença sobre a vida do nosso dia-a-dia e as ocorrências gerais de Almeirim, do Ribatejo e das posições culturais políticas e económicas do país. Livros e leituras, gente e comentários, numa forma de ser e de conhecer.
quinta-feira, fevereiro 09, 2012
União Europeia - Controlo Europeu?
Acabo de ouvir o represente alemão no Parlamento Europeu. Segundo Sua Exc.ª Portugal não pode ter relações económicas e financeiras com Angola. Diz ele que ficamos mais imobilizados. O convite feito para o investimento angolano em Portugal não é saudável e não se deve fazer. De todas as razões que aponta fica uma sem-razão inexplicável. A União Europeia - onde diz que se deve procurar o apoio e investimento - não tem respondido com a necessária eficácia às questões que nos afligem no dia a dia. Até há alemães que nos chamam os preguiçosos da União.
As relações com Angola começaram no final do Século XV. Esse vasto território esteve sob administração portuguesa até 1975, ano da Independência. A Comunidade dos PALOP funciona e, esperamos, virá a ter um lugar especial no Mundo. Há investimento português em Angola e vice-versa. Não me parece que seja uma atribuição dos parlamentares do PE a condução dos interesses nacionais de cada país.
Já agora acrescenta-se: a Língua falada em Angola é o português.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário