Uma forma de Presença sobre a vida do nosso dia-a-dia e as ocorrências gerais de Almeirim, do Ribatejo e das posições culturais políticas e económicas do país. Livros e leituras, gente e comentários, numa forma de ser e de conhecer.
segunda-feira, fevereiro 27, 2012
Afeganistão: o templo da loucura!
Há dias que soubemos de um facto insólito. Numa base norte-americana, no Afeganistão, queimaram alguns livros. Creio que de entre eles havia exemplares do Corão. Que é a Bíblia dos Muçulmanos. Não conheço o Livro! Mas sei que todos os muçulmanos o conhecem. Qual a reação ao acto? Gente vem para a rua. Ataca as bases dos forças da Nato. Assassinam pessoas. Oficiais americanos. Proclama-se o ódio à América. Segundo me lembro o Afeganistão esteve sujeito a uma governação que exerceu uma tirania e repressão, do pior que se pode imaginar, sobre o seu próprio povo. A intervenção militar foi contra um regime brutal que apoiava a Alkaida. Que fez os ataques nos EUA. Para mim é impossível compreender, ou aceitar, a violência de raiz religiosa. Já tivemos isso aqui na Europa. Não nos deixou boas recordações. Os países muçulmanos estão em grande convulsão. As revoltas para um regime mais equilibrado são enormes. Hoje a Síria debate-se com uma violência que não se pode aceitar e cujo termo se adivinha!
As religiões já passaram o seu tempo. A explicação do Mundo exige mais igualdade e liberdade. Os Homens e as Mulheres são livres e iguais. O pensamento e a sua expressão são direitos "sagrados".
Onde vai terminar aquele país?!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário