sexta-feira, março 20, 2009

Há Palavras que são palavras!

Este jogo de falar e escrever é deveras curioso. Isto se nos dermos ao trabalho de medir o que falamos e o que escrevemos. Às vezes sai-nos um conjunto de situações, a partir do que proferimos, que não é agradável. Estamos a ouvir muita coisa. "A palavras loucas, orelhas moucas" diz o povo! Ainda se estivessemos num espaço estelar, lá das bandas de Sirius, talvez tudo fosse diferente.
Estamos a ouvir palavras e a sentir comportamentos que lembram os tempos do PREC. Ou estão todos loucos ou então é só palha para fazer fogo.

segunda-feira, março 16, 2009

Um espaço é um Espaço

Há dias fui jantar a Alpiarça. O importante aqui não será o facto de participar no jantar rotário, mas sim o de distinguir o espaço em que ele teve lugar. Foi no "Portal da Vila" restaurante situado em Alpiarça e na Rua José Relvas.
A surpresa aconteceu quando me deparei com um antigo lagar de azeite, transformado. Tenho que reconhecer que estava bem organizado e que apresentava aos comensais a delícia do "olhar". Os equipamentos utilizados na prensagem e fabrico do azeite ainda lá se encontram e todos eles estão reparados e postos em condições de embelezar o lugar.
O casamento entre o espaço aproveitado para uma actividade económica e a preservação do património estavam perfeitos.
Quando é que aqui em Almeirim se aprende isto.
Já pareço o S. João Baptista a pregar no deserto. E com pele de camelo como vestimenta!

quarta-feira, março 11, 2009

Formas e olhares

Através do Rotary Club de Almeirim estou empenhado na apresentação da Exposição de trabalhos de talha em raizes, das mais diversas árvores, de José Costa, o "Costa Du'arte". Sendo um artista que conseguiu a sua formação pelo seu próprio esforço e aprendizagem apresenta um conjunto de trabalhos de grande técnica e beleza. A expo começa a 28 de Março e vai terminar a 4 de Maio.

Uma tentativa

Há a hipotese de se apresentar um abaixo assinado para se conseguir a entrega a uma entidade local, neste caso a Associação do Património e a um conjunto vasto de entidades, das instalações do Instituto Nacional da Vinha e do Vinho, instalações de Almeirim. Não sei o que isto pode dar mas tentar é coisa a que já estou habituado há muito tempo. Almeirim necessita de um espaço onde se possa desenvolver uma apresentação da sua História e da sua riqueza arqueológica, ambiental e laboral. Vamos esperar que se consiga uma pequena vitória.

sexta-feira, março 06, 2009

As Acções e CGD

Temos ouvido nos últimos dias o folhetim das Acções da CIMPOR compradas pela Caixa. Há os que dizem que foi um negócio para enriquecer um ricasso. A direcção da Caixa fala em Bom Negócio. O certo é que ouvi hoje o responsável pela instituição financeira falar de vantagens que houve na dita compra, e referir-se que foram 25% a mais pagos, sobre o seu valor e houve quebras nos valores de mercado bolsista. Na audição parlamentar ouvi um deputado dizer que isso não interessava!? Então a Caixa não é uma Instituição Financeira? Não tem que saber aplicar as nossas poupanças e defendê-las? Olhem o que aconteceu aos capitalistas americanos e aos seus Bancos. É na Caixa que tenho aplicado o pouco que consegui reunir durante o meu tempo de Profissional no activo. Tenho confiança na Instituição - aliás houve recentemente a classificação internacional da Caixa como um dos 50 Bancos maus seguros do Mundo - então querem agora que passemos a desconfiar dela? Há muitas nuvens nas terras "de Mordor"!

quinta-feira, março 05, 2009

E vão mais cinco!

Ou será venham mais cinco? As discussões a que assistimos, no que se refere ao relacionamento entre os autarcas locais, já ultrapassam tudo o que poderíamos prever. Está na moda o desenvolvimento de Processos. Para que servem os tribunais? Para tratar das queixas e contra -queixas. Os tempos estão perturbados. Se estivesse a ler o livro "O Senhor dos Anéis" de Tolkien já estaría a considerar que havia notícias terríveis da "Marca", que nas terras de Mordor andavam sombras no ar. Ambição pessoal? Egocentrismo? Talvez mais a afirmação do "rancor" como forma de relacionamento. Gostaria de dar um conselho: leiam o Maquievel. É antigo mas está sempre actual.

Como fazer!

Há dias, mais precisamente na semana passada, fomos de visita a Seia. Terra de montanha, cerca da Guarda.Objectivo da jornada: visitar o Museu do Pão. Nunca me tinha deslocado àquelas paragens.
Integrados no Grupo VidaPlena, da Paróquia, aí fomos pela manhã, de jornada em autocarro.A viagem até foi engraçada. Chegados a Seia subimos no pequeno "combóio" até ao lugar do Museu, onde almoçámos.
Seguiu-se depois a visita. Foi agradável observar o trabalho dedicado ao fabrico do pão. Mas mais curioso foi constatar que as instalações pertencem a dois professores que aí instalaram o dito Museu.
Por cá temos mais materiais e condições. Mas falar de coisas deste género é como a tradição popular afirma "malhar em ferro frio".
Os moinhos da Ribeira de Muge - lugar hoje tão propalado - estão à espera que os salvem. Vamos desenvolver os contactos que o permitam. Será Blasfémia?