sexta-feira, maio 11, 2007

Trabalhos na Rua Almirante Reis e Travessa do Mercado - Almeirim

A Câmara Municipal adjudicou a renovação dos esgotos da cidade, na zona que vai pela Rua Almirante Reis, Rua João César Henriques, até à Igreja, e também na Travessa do Mercado. Esta zona corre sobre a parte mais antiga da cidade. Entre os terrenos do antigo Hospital da Misericórdia e o Mercado situava-se o Paço Real de Almeirim. A Rua João César Henriques, antiga Rua da Igreja, vai da antiga Igreja do Espírito Santo à actual Igreja de S. João Baptista. O mínimo que se poderia exigir era haver um acompanhamento da obra por parte de um arqueólogo.Ora, tendo já iniciado a dita obra há mais de um mês, só agora se levanta o problema. Isto porque a vereadora Manuela Cunha reclamou para o IGESPAR. Como não me encontrava na cidade, só nestes dias me inteirei do assunto. Estivemos ontem, dia 10, com uma responsável daquele organismo e foi solicitado que houvesse esse acompanhamento. Quando escrevo nós estou a referir-me à vereadora , ao Arq. Elias e a mim próprio.
Na verificação que fiz à abertura da vala na Travessa do Mercado, não detectei estruturas que justificassem a afirmação de que havia vestígios naquele local. O poço que me foi referido pelo meu amigo João Renato parece ser uma construção mais recente. As fotos mostram esses trabalhos .
Vamos estar atentos à continuação dos mesmos.