terça-feira, janeiro 24, 2012

Almeirim - Pessoas e Factos - A escola da Minha Infância

No seguimento do que fazemos na Associação de Defesa do Património, abrimos no dia 7 a Exposição sobre "A Escola da minha Infância". Esta Expo pretende reviver os tempos dos nossos avós e pais, quando ir à escola era um benefício só para alguns. A amostra, que conta com materiais recolhidos junto das Escolas Primária e antigos alunos (algumas pessoas ainda guardam os materiais)faz uma retrospetiva sobre os tempos finais da Monarquia, 1.ª República e Estado Novo. Na disposição dos materiais optou-se por não acrescentar textos explicativos uma vez que as páginas dos livros e cadernos que então se utilizavam são bem explicitas do processo de ensino que se seguia. Ali podemos ver os livros de leitura, geometria, gramática, história, os instrumentos de peso e medidas de volume e capacidade, os mapas. Ao corrermos a amostra, os nossos olhos transportam-nos para um tempo em que a exigência do saber ultrapassava as capacidades de entendimento dos alunos (6 aos 9 anos). Esta Exposição pode ser vista em Almeirim, até ao dia 4 de Fevereiro, na Galeria Municipal

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Portugal, terra Linda.

Pois é isso mesmo. Somos lindos? Não sei se esta definição corresponde ao sentimento de toda a gente (exagerado) ou de alguns. Continuamos segundo a cantiga que nos ensinavam quando eramos crianças: "Lá vamos, cantando e rindo, levados, levados sim...". Há acordo para as reformas laborais e todos gritam. Aqui del Rei que nos matam, aqui del Rainha que nos tiram o rendimento, aqui del Presidente que é bom. Ora em que ficamos? Já é costume os senhores da CGTP fugirem das reuniões em que se discutem coisas sérias e graves. Simplesmente: quando sentem esturro fogem! Depois é o que se vê. Aparecem como heróis (que eles se classificam bem)os outros são traidores. Tenho para mim, que fui sindicalizado e paguei as minhas cotas, que a ligação dos Sindicatos e Centrais Sindicais a interesses partidários é uma machadada de morte nas organizações laborais. Basta sair à rua para ver os cartazes do PCP a anunciar e reclamar a Greve Geral. O mesmo para os do BE. Mas será que esta decisão compete as partidos de extrema (?) esquerda? Aparecem como os senhores e guias dos trabalhadores. Não acredito nisso e parece-me que estão a lutar pela sobrevivência e para conseguirem alguma audiência. Isso é mau para quem trabalha. A Madeira do Jardim (com ele no Leme) não assina acordo? Terá mesmo que ser assim? Há dias li a notícia de que estava em julgamento a importância de 25 euros. O Pingo Doce não desistiu da queixa contra um individuo que procurou levar bens nesse valor. Mas foi detetado e tiraram-lhe o que levava. Está já no Tribunal, o caso começou em - pasme-se - 2011. O Governo do Jardim violou as regras legais sobre Orçamentos, não incluiu despesas nas contas públicas. Onde gastou a massa? Que concursos foram feitos? Obras dadas a quem? Vamos a isso, quero de volta os meus subsídios: Férias e Natal. É lindo o meu País.

domingo, janeiro 08, 2012

Nós, os que ficamos!

Há um reboliço informativo e reclamativo. Todos protestam, comentam e... Parece que continua a revolta. O famoso Soares dos Santos - creio que da Jerónimo Martins - que fazia comentários sobre a melhor governação, que proferia "verdades" sobre o 1.º Sócrates, agora vendeu o que tinha ká e passou-se para a Holanda. Para mim é simples: nós vamos suportar a recuperação de Portugal e da Holanda. Pagamos para lá os impostos que outros deveriam pagar cá. Tudo isto é igual a "CáCá" (ou será caca?) ou então CáLá. Fica claro que todas as dificuldades financeiras serão (e sempre foram) suportadas por quem trabalha e vive do seu salário. Será que também posso deslocar os meus rendimentos para a Holanda?. É que ao ficar sem o subsídio de férias e de Natal - é bom lembrar que o do Natal foi atribuído por Marcelo Caetano em 1972 e o de Férias foi com o Governo depois do 25 de Abril.Acrescenta-se que o de Férias para os aposentados foi criado pelo Prof Aníbal C. Silva - vai provocar uma redução drástica nos meus proventos de Professor Aposentado. Posso deslocar para o país das flores? Será que aí pagam tudo? Reflexões parvas e desmioladas, dirão alguns, mas pertinentes, penso eu. Este ano de 2012 deveria trazer mais certezas, ou então pensarmos que seria assim. Temos que lutar por nós e pelos nossos jovens que procuram a saída para o seu sucesso. Para eles um desejo: a esperança e a persistência podem dar bons resultados.

A Escola da Minha Infância, uma Exposição para ver

Abriu ontem, dia 7, a Exposição "A Escola da Minha Infância". Integrada no ciclo "Almeirim-Pessoas e Factos"que pretende reviver e mostrar o que foi a Escola dos nossos avós e nossa. Apresenta um conjunto de documentos e materiais didáticos utilizados entre os anos 1890 e 1978. Quase 100 anos de Escola Primária neste concelho. Está patente na Galeria Municipal de Almeirim até ao dia 4 de Fevereiro. Sendo um dos elementos da Direção da Associação de Defesa do Património, de Almeirim, não poderia deixar de referir este acontecimento Cultural. É de acrescentar o agradecimento a todos os que forneceram informações e cederam material para a Exposição. Sendo eu um "chegado a esta terra" - embora os meus pais daqui sejam naturais, não posso deixar de referir o acrescentamento que esta inicitiva transporta para todos. Boa visita.

Um Bom Ano, que virá!

Embora seja habitual a saudação de Ano Novo, não me parece que este ano haja muita disposição. Mas é preciso desejar! Assim espero que esta Ano seja melhor e menos cinzento do que parece. É agradável termos surpresas. Junto uma imagem do que penso seja o que esperamos: surpresas e monstros. Bom Ano.