Uma forma de Presença sobre a vida do nosso dia-a-dia e as ocorrências gerais de Almeirim, do Ribatejo e das posições culturais políticas e económicas do país. Livros e leituras, gente e comentários, numa forma de ser e de conhecer.
quarta-feira, outubro 19, 2011
Há que ter Uma Esperança!
De acordo com o que já escrevi antes as coisas concretizam-se: sempre nos vão tirar o subsídio de férias e do Natal. Já não é preciso falar do "passeio e do asfalto a pagar, em frente de nossa casa". Agora fica a sensação da impotência e da busca de novas oportunidades (??).
Gostaria de escrever alguma coisa sobre a nossa juventude. Onde vão estacionar no começo da vida? Quais as esperanças que vão herdar? A luta por um lugar é dura e dificil! As oportunidades que surgem são manipuladas e dirigidas. Tudo é incerteza.
Mas há que procurar a esperança - no sentido de que se consegue obter o desejado - na capacidade de organização de trabalho. De resistência à tentação do "eu quero e dá-me". Em nenhum outro tempo a Juventude teve tanto conhecimento e tantas capacidades de ação como hoje.
Lutem por um lugar ao Sol sem escurecer os outros.
segunda-feira, outubro 10, 2011
Eu Quero! Eu Quero! Eu Quero!
Fiquei surpreendido com a letra da música dos da "Luta". Sábado à tarde, na RTP1. O dito conjunto musical, o que foi ao Festival para nosso mal, cantou "Eu quero um Hospital" Eu quero transporte" (...) e não sei que mais. A surpresa vem do texto. Todos nós queremos mas há uma diferença entre o querer e o ter. Talvez esteja aí a raiz do nosso problema. Para ter é preciso querer e para querer é preciso fazer.
O desenvolvimento da linha de ação política que conduziu a esta forma de resolução dos problemas do "povo" conduziu à Madeira e à situação em que aqui vivemos. Esperar que os nossos problemas e necessidades se resolvam porque queremos é esperar por milagres. E estes são muito dificeis de acontecer(é o que diz a Igreja).
Só com muita disciplina, organização e perseverança é que conseguiremos satisfazer o: eu quero!
A propósito: não acredito nas profecias e afirmações de que somos os piores, os malandros, os madraços. Somos mais que isso e é preciso fazer para querer que a verdade seja outra.
Junto uma caricatura de Bordalo Pinheiro. Do tempo em que todos "queriam" do Orçamento.
sexta-feira, outubro 07, 2011
Um Mais Querer Que Bem Querer!
Ouvir as notícias diariamente é coisa que enche a nossa capacidade de entendimento. Agora há uma que (?) me surpreendeu ainda mais: foi suspenso o Prémio para os Alunos mais Classificados do 12.ª Ano. Bem, suspenso não, mandou-se que fosse destinado às necessidades de apoio(?) das Escolas. E vai daí a Ordem dos Médicos resolveu assumir 10, outras entidades assumiram outros. Bom, moral de história: não dar o prometido que é esperado merece o inferno. Ouvi os comentários dos alunos que deixaram de receber. Trabalharam para isso; esforçaram-se, já contavam com ele!
Ao que parece há um conhecimento limitado das aspirações e crenças da Juventude.
Agora sim. Lá do outro lado do Atlântico começam a protestar. E contra os senhores da Finança. Os que nos trouxeram esta m... de situação. Ainda bem. Imponham a devolução dos dinheiros ganhos com a mentira dos pacotes de investimento que não existiam.
Morreu Steve Jobs. O da Apple. Conheço muito do seu trabalho e exigência. Tem direito à lembrança eo reconhecimento.
Subscrever:
Mensagens (Atom)