domingo, maio 16, 2010

Mirandela - Mais uma!

A situação da professora que aparece na Playboy é de se ter em conta! O presidente da Câmara e a vereadora da educação do sítio proferiram a sua sentença: não seria contratada. Isto de aparecer numa revista masculina não é para professoras. Foi transferida, ficaria sem colocação. Hoje o que dizem é diferente. Não senhor! Foi mudada para a Biblioteca a seu pedido. Não senhor! Se concorresse e tivesse a mesma classificação ficaria colocada! Tudo bem a não ser que houve grandes protestos pelas declarações dos "estimados autarcas". Isto de respeitar os outros e de se considerar as coisas normais da vida, não é para todos. Há muto moralismo por aí. Temos que ser éticos e considerar as liberdades de cada um.

sexta-feira, maio 14, 2010

O rancor saíu à rua!!

Também li o seguinte: " o adepto do Sport Lisboa e Benfica espancado em Braga, morreu dos ferimentos recebidos". Não posso aceitar isto. Os energúmenos que sairam à rua, não esconderam o seu rancor pelo que não conseguiram alcançar. Esta gente tem que ser condenada! Não se pode funcionar com uma justiça que só age quando lhe apetece! Ouvi,e vi, na altura, o que disseram na rua. Ponham bandeiras negras nessa terra! Pintem a cara de preto e sigam para Fátima a pé e de costas!

Penso, logo estou atónito!

As notícias, sempre elas, chegaram. Não vieram num pombo-correio! Isso já não se usa. Nem de balão, ou, mais rápidas de avião! Isto é linguagem antiga. Mas eu penso. As agências noticiosas, TVs e rádios, SMS e outras similares, lançaram a Boa Nova. Vamos ter mais medidas de austeridade! Já tinha previsto. Não me surpreenderam. Só que, e mais uma vez, apetece perguntar: então assim que se formou o novo Governo porque não aceitaram uma coligação e criaram um Governo paralelo na Assembleia da República?! Criticaram o que se fazia! Aprovaram despesas suspenderam pagamentos! Vamos ter que pagar o que devemos. Isto é tão simples como a verdade de "La Palisse". Sabem o que é esta verdade? Bem, o que se conta é que, durante a 1.ª Guerra Mundial, nas trincheiras de França um capitão, messieur de La Palisse, que era muito estimado pelos seus soldados, foi atingido e morto. Os soldados, para destacar o valor e a amizade que tinham para com ele, procuraram uma frase que o imortalizasse. Houve um que disse: o nosso capitão era um homem tão bom, que cinco minutos antes de morrer estava vivo. E ficou.

quinta-feira, maio 13, 2010

Há tempos assim

Agora estamos todos em festa. Mesmo os que não são adeptos do "papado" sentem que há diferenças no ar. A presença de Bento XVI no nosso país pode revelar alguma coisa de moderno. Já cá temos o Papa! No entanto o que me parece de considerar é o seu discurso de modernidade e de franqueza. Há problemas graves no comportamento dos responsáveis da igreja católica. Denunciem-se e que sejam levados a julgamento. É o que sucede nas sociedades civis (não religiosas). A necessidade de se travar o "consumismo" e de se adoptar uma forma de vida mais consciente com a nossa realidade e com a espiritualidade de cada um, são urgências constantes. Há uma Europa - e nós fazemos parte dela - que se considera, desde há muito, como mais inteligente, poderosa e dominadora. Isso já era! Mais do que evidenciar o aspecto religioso e confessional é necessário parar para pensar as coisas do nosso dia-a-dia.

segunda-feira, maio 10, 2010

Conhecer Joana Vasconcelos

Esta era uma das nossas aspirações. Depois de se conseguirem os contactos necessários eis-nos a discutir as propostas. Na Direcção da Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural aprovámos a visita. A Cultura não podia esperar! De Almeirim a Lisboa. Capital do nosso "reino". Lá onde tudo, ou quase tudo, acontece. Acontecia a Exposição que nos interessava. A utilização dos modelos nacionais. A busca das formas das rendeiras. A combinação das cores. O génio de "mestra": a utilização de materiais do quotidiano. Tudo era possível, tudo nos transporta a uma nova dimensão: o Conhecer de que não alcançamos os limites. Partimos de Almeirim com um grupo de 52 pessoas. Destino: Lisboa - Centro Cultural de Belém - Museu Berardo - Exposição "Sem Rede" de Joana Vasconcelos. De manhã visita à Exposição "Sem Rede"; à tarde visita ao Atelier com a presença da Artista. Juntámos os elementos de todos os orgãos da Associação e convidámos muitos dos nossos colaboradores e amigos. Como o autocarro municipal é de 50 lugares estávamos limitados. Se mais houvesse!... À autarquia os nosos agradecimentos. A Exposição trnsportou-nos para novos caminhos de sesnsibilidade e de beleza. Com a Artista, no seu Atelier, aconteceu a revelação. Foi bom ir a Lisboa. A sua simpatia e a apresentação do seu trabalho marcaram todos os visitantes.É para se dizer "estamos muito agradecidos".