quinta-feira, agosto 27, 2009

É bom assumir o que se faz!

Esta situação parece ser muito pouco seguida. Quando fazemos qualquer coisa, seja de que natureza for, temos de a assumir como nossa. Para o bem ou, pelo contrário, para outras situações menos favoráveis. Continuo a ouvir justificações e silêncios inaceitáveis. Penso eu! Há pouco tempo foi o caso relacionado com a Presidência da República e o Governo. Logo que dois! Havia a espionagem do governo aos assessores do Presidente. O Jornal O Público deu relevo na capa à notícia, mas o que se dizia? Que parecia que ..., que já o ano passado, na visita à Madeira, alguém teria estado a acompanhar ..., que se dizia que...!? Será isto uma notícia? Os organismos de Gestão e Direcção do País não podem funcionar assim? Cá no meu entender. Agora oiço mais outra! O nosso amigo treinador do Sporting disse que não tinha ganho por causa do relvado, porque tinham jogado bem na primeira parte, etc. Mas ele não viu que a sua equipa não soube proteger o resultado? Que não se esforçou "com garra"? Já no jogo de Lisboa o jogador que marcou o golo despiu a camisola, o que é proibido. Como tinha um amarelo, ao segundo foi-se embora. O que faz o treinador e o Clube? Reclamam do árbitro e da arbitragem. Bonito! Há que assumir os erros. Com "toda a frontalidade"!

terça-feira, agosto 25, 2009

Uns dias , umas leituras!

Neste tempo de férias, em que me desloco da miha habitual residência para as terras do Sul, há uma coisa que faço: pôr a leitura em-dia. Quero dizer, ler algumas obras selecionadas. Normalmente escolho cinco. Este ano vou nas quatro e estou a chegar ao regresso! Acabei de ler Lobo Antunes , dito o Arquipélago da Insónia. Penetrar na sua técnica de construção textual foi complicado. Deu que fazer, que ler. Mas terminei a apreciar o trabalho. O jogo de palavras, a articulação semântica, a estratégia seguida na apresentação dos narradores, tudo exige atenção e vontade de compreender! Um bom trabalho. Antes embrenhei-me em Pepetela, "Jaime Bunda Agente Secreto". É de se recomendar. As aventuras desaventuradas de Jaime, cognominado de Bunda por a ter como herança da mãe, trazem-me o tempo da vida em Angola. Temos que compreender as transformações que se têm realizado naquela Grande Nação de África. Talvez eu queira o Sol, o cheiro da terra, a vida africana, como formas de me entender!

segunda-feira, agosto 10, 2009

As férias também são tempo de pensar!

Neste Agosto ensolarado há também lugar para ouvir e ler! As novas prendem-se com tudo o que se publica nos nossos jornais! É engraçado o que se escreve. A polémica da ERC é de nos deixar a pensar! Creio que a deliberação não terá sido muito soft. Mas mexeu com tudo e todos. Assim já é melhor. Neste nosso país quando se mexe alguma coisa é certo que vai cheirar mal. O certo também é que não sinto a mesma apetência para a leitura das crónicas (?) do Sr. Tavares. Já vinham com rótulo quando considerava que eram intervenções isentas e de conhecimento. Morreu Raul Solnado. Lembrei-me da minha juventude e dos seus programas e filmes. Um adeus para o Actor e o Cidadão. Ele teve em vida o reconhecimento que para muitos só chega depois e mortos! A abrir vai uma imagem, ou duas, do mar e da sensação de distância.