terça-feira, agosto 25, 2009

Uns dias , umas leituras!

Neste tempo de férias, em que me desloco da miha habitual residência para as terras do Sul, há uma coisa que faço: pôr a leitura em-dia. Quero dizer, ler algumas obras selecionadas. Normalmente escolho cinco. Este ano vou nas quatro e estou a chegar ao regresso! Acabei de ler Lobo Antunes , dito o Arquipélago da Insónia. Penetrar na sua técnica de construção textual foi complicado. Deu que fazer, que ler. Mas terminei a apreciar o trabalho. O jogo de palavras, a articulação semântica, a estratégia seguida na apresentação dos narradores, tudo exige atenção e vontade de compreender! Um bom trabalho. Antes embrenhei-me em Pepetela, "Jaime Bunda Agente Secreto". É de se recomendar. As aventuras desaventuradas de Jaime, cognominado de Bunda por a ter como herança da mãe, trazem-me o tempo da vida em Angola. Temos que compreender as transformações que se têm realizado naquela Grande Nação de África. Talvez eu queira o Sol, o cheiro da terra, a vida africana, como formas de me entender!

Sem comentários: