quarta-feira, julho 11, 2007

A My Beach

O Manuel obteve a concessão de uma praia. Requerida na Provincia do Namibe, localiza-se na zona do Farol do Piambo, próximo da Mariquita. Daí avista-se a praia do Furado, a Norte, o mesmo acontecendo para a ponta do Piambo. Para lá chegarmos saímos do Lubango por volta das 9,30 e chegámos já próximos das 13 horas. Descer a serra da Leba, avistar o Morro Maluco e continuar com ele durante algumas dezenas de quilómetros - o que aconteceu sempre que fomos ao Namibe - é uma sensação que não tem palavras próprias para a revelar, simplesmente lindo!
Já nas proximidades do Giraúl virámos para a estrada da Lucira e, alguns quilómetros à frente, de novo para a direita e entrámos na estrada do mato. Até ao desvio da Mariquita ainda se consegue um caminho menos mau, mas no percurso para a My Beach as coisas mudam. Atravessámos o platô pedregoso, os vales repletos de seixos rolados e rochas. Por fim lá estava o mar. Metida entre duas falésias, abertas sobre a costa sedimentar, a praia é uma revelação. Águas límpidas e transparentes. Nada de vestígios de poluição. Areia grossa, conchas e o bater das ondas. Aqui acordávamos sempre às 6,00 e logo a seguir, por volta das 8,30, já estávamos na água.
O Manuel construíu um telheiro com vigas de ferro e coberto com chapas de zinco. Por baixo montaram-se as tendas. Há um pequeno gerador para o fornecimento da electricidade, um tanque de dois mil litros para a água. Ali não há água potável, tem que ser transportada.
O mar calmo revelou segredos que constrói: os cardumes de sardinhas a passarem ao amanhecer, as baleias que as acompanham. Os pesacadores e as lagostas, o peixe de sabor muito especial.
A MY Beach, assim baptizada, é um sucesso de calma e beleza.

Sem comentários: