quinta-feira, junho 13, 2013

Big Brother! USA Today

A História do candidato a agente secreto que fugiu dos EUA para Hong Kong parece ser muito surrealista.
Fugiu para denunciar que havia a gravação e estudo das comunicações de toda a gente. Aí nos States faz-se a espionagem das conversações e mensagens, emails e outros de toda a gente. Há o perigo dos ataques terroristas. Dizem e defendem-se com a informação de que com essa forma de agir já conseguiram evitar alguns ataques. Não duvido ou não tenho elementos para duvidar. Mas ouvir e gravar toda a gente?
Não estaremos perante um caso de violação das liberdades individuais? É claro que falam em segurança nacional. Mas o dito violador dos segredos, porque esse processo de vigilância das comunicações era secreto, esse fugiu com elementos. Mas como o fez? Ao que consegui ler não passava de um técnico menor de uma empresa subcontratada. Mas tinha acesso a segredos? Então vigia-se os outros e deixa-se o que se tem à mão de semear?
Esta Aldeia Global em que vivemos tem destas coisas. A eterna vigilância em busca do mal conduz a coisas que não são compatíveis com a liberdade dos cidadãos e do seu direito à privacidade. Geoges Orwell escrevia sobre o ano de 1984 (se não me engano) e aí introduzia a figura do Grande Irmão. Aproveitou o processo estalinista de controlo do povo russo e soviético para prefigurar estas formas de funcionamento do Estado.
Esperemos que haja o cuidado de se articular a segurança nacional dos países com os direitos dos cidadãos.

Sem comentários: