Uma forma de Presença sobre a vida do nosso dia-a-dia e as ocorrências gerais de Almeirim, do Ribatejo e das posições culturais políticas e económicas do país. Livros e leituras, gente e comentários, numa forma de ser e de conhecer.
sábado, maio 14, 2011
Açores - As ilhas de Encanto!
Já referi a visita. Por terras de Nemésio e de Antero, as Ilhas de Bruma encantam. A paisagem surpreendeu-me. De um modo extraordinário.Não tinha conhecimento da realidade insular açoriana, ou melhor, o que conhecia pelo estudo e leituras não se adapta à realidade. Entre o primeiro e o último passo que damos naquelas terras vulcanicas a surpresa mantém-se.
A luta diária dos açorianos, desde os tempos de ocupação e conquista de espaços para a vida, aos nossos dias, é um feito que nos esmaga.Foram necessários um esforço e uma vontade enormes para que, hoje, se possa viver a beleza e a simplicidade do dia-a-dia.
Há uma referência especial para quem tem o privilégio de ser açoriano: os nossos agradecimentos por partilharem connosco a grandeza da vosso trabalho e amor à terra!
As imagens, algumas das muitas que continuam a encher-me a alma, mostram o que é preciso conhecer. As imagens indicam momentos nas ilhas:Terceira, Faial e Pico.
segunda-feira, maio 09, 2011
Açores - Terras do Pico
Agora estou por terras dos Açores. Terceira, Faial e agora o Pico. Depois S. Miguel e volta a Lisboa.
Esta escrita tem por fim registar apenas um primeiro comentário. Fiquei impressionado com a paisagem. Não conhecia a terra vulcânica. Agora já dá para perceber a sua formação e transformações ocorridas durante os tempos geológicos. Mas o que é de considerar é o conhecimento do esforço humano que foi necessário fazer para se habitar estes territórios e viver neles.
Um cumprimento muito especial para os açorianos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)