sexta-feira, maio 30, 2008

Vida na Cidade

Ontem fomos visitar a Galeria Whitney. Aproveitámos pois era o úlimo dia da "Whitney Biennial 2008". Tivemos a oportunidade de conhecer os artistas americanos da arte moderna e contemporânea. Um mundo muito interessante.
Hoje foi dia do American Museum of Natural History. Passámos lá o dia todo. As exposiões relacionam-se com a vida em todos os continentes e foi uma viagem enriquecedora.
Por todo o lado havia gente de váias nações, raças e línguas, aliás como acontece por toda a cidade. As crianças, mais pequenas e mais crescidas, acompanhadas pelos professores, corriam pelo espaço, conversando, vendo, tirando notas. 
Fez-me lembrar o tempo de professor. Exactamente a mesma coisa.

quinta-feira, maio 29, 2008

Outra terra, outro Mundo

Estou instalado nas Américas. Melhor será escrever na América, pois encontro-me em NY. Há seis dias que percorro as suas ruas e visito os espaços culturais e paisagísticos. A paisagem urbana, aqui, ultrpassa a noção que já tinha. Tudo é urbano. Tudo está adaptado à vida na cidade. 
Encontramos por todo o lado gente de todas as Nações. Todas, ou quase todas, as línguas faladas se fazem ouvir. Esta será a verdadeira definição de "Torre de Babel". Os espaços Culturais estão por toda a parte. E o que se verifica é que a sua quase totalidade deve-se à acção de proprietários particulares. Ganharam muito dinheiro, mas deixaram uma grande parte dele aplicado em benefícios a favor dos "urbanos novaiorquinos". No nosso país isso não existe.
O que existe é a permanente exigência para com o Estado. Tem que fazer tudo! Tem que dar tudo! E viva o futebol!
Já agora acrescento: na nossa almeirim verifica-se uma grande actividade desportiva! Há jogos de tudo. Promovidos pelo município. Mas quando solicitamos apoios para outras actividades é o que se vê!
Cumprimentos de ká.