sexta-feira, novembro 30, 2007

Exposição da Associação do Património

Temos estado a trabalhar na próxima Exposição - Almeirim - Pessoas e factos VI - a levar a efeito pela Associação do Património Histórico e Cultural de Almeirim. Será aberta em Janeiro, a 12, na Galeria Municipal. O Tema será "Os médicos na nossa terra". Com esta actividade pretende-se destacar o trabalho dos profissionais da Saúde no nosso concelho. À semelhança das anteriores esta traz, igualmente, um novo sabor ao que foi o passado e como se deu a evolução local. Vamos ver um trabalho que trouxe importantes benefícios à população. Esperamos que se estabeleça uma relação de proximidade com todos os que a quiserem visitar.

O Local e o Nacional.

Depois do que é Local temos sempre o que é Nacional. Esta é a encruzilhada do caminho pensante e existencial. Acabei de ler (ontem) uma notícia sobre a autarca de Felgueiras. Ao que se escrevia a Câmara local pagou ao advogado brasileiro as despesas com toda a estratégia seguida para sair do País e não poder ser extraditada do Brasil. Engraçada esta actuação de quem está no poder Local. Será que o exercício desse mesmo Poder não corresponde a imperativos éticos e profissionais de qualidade? O facto da maioria das gentes do nosso País - e em especial as do interior - ter estado afastada da Instrução e do acesso aos meios de conhecimento e de exercício do Poder pode justificar que esta "espécie" de autarcas iluminados consiga perdurar. Mas parece-me que já é tempo de se aprender.

Dar tempo ao tempo

É um título curioso mas necessário. Tenho esta página (blog) e não a tenho actualizado. Por preguiça, por falta de tempo, por ter a necessidade de ponderar o que escrevo e o que podem ler. Estou a realizar um trabalho de pesquisa e investigação sobre a História Local - Almeirim. Neste trabalho tenho percorrido os Séculos XVII e XVIII. As novidades e as situações são tantas que me resolvi a publicar proximamente um novo Livro sobre o assunto. A História Local tem andado arredia da verdade das coisas verdadeiramente locais. Já no trabalho anterior - Coisas Urgentes - tive a oportunidade de destacar a importância de conferir a memória com as provas documentais. É o que espero fazer brevemente.

quarta-feira, novembro 07, 2007

As ruas são armadilhas?

Este título até que parece engraçado. Não é que dei uma volta pela cidade na Sexta-feira de manhã acompanhado da família - mullher, filha e neta. C0mo levávamos o carro para a criança se sentar, aliviando o nosso esqueleto do seu peso, foi então possível constatar que há passeios em que se não pode transitar. Alguns candeeiros, altos e cheios de torneados, estão no meio dos ditos. Há carros estacionados sobre os passeios o que obriga a circular pela estrada - zona de passagem de automóveis. Outros aparecem com um candeeiro seguido de uma caixa de electricidade ou de outra qualquer instalação. É uma proeza circular com uma criança num carro pela cidade (estou a falar de carro para crianças). A facilidade de circulação implica maior segurança e é também uma forma de ecovida.