sexta-feira, janeiro 26, 2007

omarsalgado

omarsalgado Uma Exposição, um lugar de cultura. Na Galeria Municipal de Almeirim a Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural do concelho de Almeirim expõe sobre as Actividades Laborais. Depois de uma recolha de instrumentos e informações, realizada na cidade, conseguiu-se um número considerável de instrumentos relacionados com o trabalho e as tarefas artesanais. Em cada um deles pode ver-se a vida dos artesãos e as suas destrezas e realizações. O Mundo de hoje, mecanizado e informatizado, retira o valor pessoal do artesão na confecção de cada uma das peças que constituem o nosso quotidiano.

Actividades Laborais

domingo, janeiro 07, 2007

Reflexões ao entardecer

É sempre bom sentir o espaço e o tempo que nos rodeiam. A calma traz novos modos de sentir a realidade. Depois destas semanas de Festa e de acontecimentos a reflexão ajuda. Foto: Rio Tejo - Porto Sabugueiro

sábado, janeiro 06, 2007

omarsalgado

omarsalgadoO Direito de Ser Poder. O naufrágio do pesqueiro Senhora do Sameiro junto à costa da Nazaré constitui um acto de reflexão. Como pode aceitar-se que a poucos metros da praia não seja possível socorrer de imediato aqueles que se encontram em perigo de vida? Fala-se em muitos projectos de modernização, de desenvolvimento e de remodelação dos meios de socorro e auxílio e o que vemos é o falhanço destas afirmações e promessas, juras e trejuras. Continuamos a viver no reino das "maravilhas" onde tudo se promete porque é fácil de se dizer. As palavras do "precioso " ministro das Pescas (?) são um paradigma de tudo o que se faz. Razões indicadas para a falta de socorro: porque estava perto da costa, porque não foi (ou foi?) pedido socorro de imediato, porque havia aquelas redes a bordo. Ninguém disse a esse imbecil que morreram seis pessoas por falta atempada de auxílio? Ninguém disse ou informou "o precioso" que o tempo de demora - cerca de 3 horas - equivale à duração de uma viagem de Lisboa a Londres? O que podemos esperar desta gente?