sábado, fevereiro 04, 2012

Acordo Ortográfico!

Acabo de saber o que me parecia impossível: O responsável - nomeado pelo Governo - para o Centro Cultural de Belém, mandou retirar os indicadores das novas regras da Língua Portuguesa do sistema informático do dito Centro. Acontece que o Acordo Ortográfico foi discutido durante anos. Estiveram envolvidos todos os países que falam a Língua Portuguesa. Num Universo de mais de 240 milhões de pessoas nós, portugueses, somos cerca de 10 milhões. Mas o dito Acordo foi aprovado pelas instâncias oficiais, Governo e Assembleia da República e é para entrar em vigor este ano. Mas Sua Excelência o Snr. Graça Moura - deputado europeu nas listas do PSD - acha que não. Foi nomeado pelo Governo dos seus partidários e aí está. Ele quer, manda e pode. E o respeito pelas regras administrativas? É esta gente que nos governa. Não respeitam o que não lhes agrada. Vai daí, anula. Eu estou de acordo com o dito Acordo. As coisas da vida e do uso comum, mudam. Tudo se transforma. Sendo investigador de História Local, tenho consultado inúmeros documentos do Século XV ao XX. Neles é fácil verificar as transformações que a nossa língua escrita e falada sofreu. Eu ouvi a notícia. Mas não quero acreditar.

Sem comentários: