sexta-feira, janeiro 23, 2009

E já lá vai mais uma!

Hoje voltou-se de novo ao Parlamento. Houve mais uma votação sobre a Avaliação de Professores. Com esta são três, ou mais, as tentativas feitas pela Oposição Parlamentar para anular a Lei da Avaliação. Continuo sem perceber porque razão se está contra o facto de se ser avaliado. As explicações do contra dizem que esta e esta não, querem uma que seja Avaliação. Qual? A avaliação de uma actividade profissional é um bem que revigora a profissão e permite novos processos e métodos de trabalho. Quando ouço profissionais da educação dizerem que não sabem avaliar colegas fico estupefacto. Então o que fazem todos os dias? É só avaliar crianças? Avaliar é um acto geral que implica técnicas, processos e métodos próprios, que não são exclusivos de um determinado escalão etário. Eles adpatam-se às pessoas a que são dirigidos e aí, nessa adpatação aplicam-se a cada uma das entidades a ela sujeitas. Não há uma avaliação para adultos e uma outra, diferenciada ou exclusiva, para jovens. A avaliação obdece a objectivos apropriados e adaptados ao público a que se dirige. Quem avalia um jovem também avalia um adulto. Agora para além da contestação, o que me parece ser um direito, há a classificação dos outros que não estão no mesmo ritmo. Isso é que já não é admíssivel. Então não sabem avaliar ou estão contra e avaliam quem não está de acordo? As pressões que se têm realizado fazem lembrar os processos tenebrosos do tempo da "outra senhora".

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