quarta-feira, agosto 07, 2013

Almeirim - Hipocrisia e Ética

Este meu título é problemático. Ouvi há dias o ainda Presidente da Câmara do Porto falar sobre a candidatura do Sr. Menezes, ainda Presidente de Gaia. Não foram boas nem meigas essas palavras.
De palavras se constrói o nosso mundo. Já desde os tempos primordiais da evolução da espécie humana que se fala. Usa-se a linguagem como uma forma de comunicar, de expressar sentimentos, pensamentos e formas de conduta.
Houve um tempo em que isso era proibido neste País. Lembro-me das histórias que o meu pai contava ainda eu era criança: tive que sair de Almeirim para não ser preso, falava de mais contra o que se vivia.
No entanto hoje estamos num outro tempo e numa realidade diferente.
Voltando ao título, creio que a Hipocrisia que se vive é notória nos textos de apoio e não apoio que se têm registado nas chamadas negociações para as eleições autárquicas de Setembro. A acompanhar estas contra-danças figurinistas temos e tivemos um conjunto de mensagens eletrónicas com ameaças a elementos apoiantes e integrantes da lista do PS.
Devo dizer que integro a Lista do candidato Pedro Ribeiro, logo a lista do PS.
Não deixa de ser curioso o processo de intimidação e de oposição que temos assistido.
Mas do mais que se disse e se espera que venha a ser dito importa realçar estes dois aspetos: a hipocrisia e a ética. No que se refere à hipocrisia saliento os beijos e abraços dos elementos que se degladiaram e insultaram durante todos os mandatos do ainda Presidente da Câmara. Processos em Tribunal, violação de email, denúncias, insultos. Tudo isso se registou numa série interminável e bizarra para quem considera o Poder Autárquico como uma forma de expressão Democrática importante para as populações.
Agora andam aos beijinhos uns aos outros como se nada tivesse acontecido. Fenomenal.
A ética é o princípio que gere toda a causa pública, da Justiça ao exercício do Poder Democrático, conseguido através de eleições. Ora a Ética exige lealdade e respeito por regras e normas dignificadoras das funções que se exercem. Não deixa de ser esclarecedora a norma que se lê e jura ao assumir um cargo: "Juro por minha Honra que cumprirei com lealdade as funções que me foram confiadas".
No meu entender o assumir o Poder exige acima de tudo Lealdade. Como diz um poeta anónimo no nosso Cancioneiro: A Lealdade dos Bezerras anda muito pela Beira (isto nas Cantigas de escárnio e maldizer).