quarta-feira, abril 17, 2013

O Vira da Troika!

Nesta primavera ensolarada eis que nos trazem novas de tempos de agrura e revolta. Continuamos com a Troika às costas. E que bem nos carrega nas ilhargas. Estou a lembrar-me do Zé Povinho de Rafael Bordalo Pinheiro.
As novas medidas, que de novas não têm nada, estão para decorar a nossa sala de estar. E que linda decoração. Mais uma vez os funcionários do Estado (a que isto chegou) vão sofrer quebras de rendimento. Eu propunha a criação da Associação dos Pedintes do Estado (a AsPED), talvez conseguíssemos alguma coisa mais.
Tenho à mão o livro "O Mendigo e Outros Contos", de Fernando Pessoa, um trabalho de recolha e identificação feito e editado por Ana Maria Freitas. Aí temos um Pessoa filosófico em diálogos interiores que bem poderiam ser de hoje.
Temos gente, muita gente, que sabe pensar e realizar, mas só aparecem depois de mortos ou, então, emigram.
Continuo a ouvir e ver as ações dos nossos representantes políticos. Será que continuam a não ver a realidade real? Cada um faz o seu discurso como se tivesse a solução ali, já ao virar da esquina.
As medidas para o Ensino, para o funcionalismo público e para os trabalhadores por conta de outrem não ajudam ninguém a não ser os nossos pagadores e credores.
Será que anda não entenderam que os senhores da massa da Comunidade (os países nórdicos) não querem arriscar em nós e se estão, literalmente, borrifando para o que passamos?
Está-me a parecer que isto já não vai com mezinhas da tia Maria. Também me parece que não é possível adivinhar o que aí vem. Talvez seja mais lógico referir o que já cá está.
Agora estou de novo por terras transmontanas. Aqui em Vila Real faz calor. O sol inunda tudo de luz e cor e dá a sensação da verdadeira primavera. As montanhas apresentam-se erguidas e distantes, sobranceiras à urbe. A leitura será a que se quiser: montanhas são sinal de força e de resistência, ou sinal de imobilismo e prisão?
Os chineses têm um provérbio milenar: Por trás de uma montanha há sempre outra montanha muito maior.