domingo, fevereiro 24, 2013

Todos à Procura!?

Aqui continuamos nesta "apagada e vil tristeza", com a devida vénia a Luís Vaz. Agora de novo se procura uma canção para motivar a contestação. Somos cantores? Nem por isso. Mas o Grândola Vila Morena de José Afonso, que começou por ser um poema de agradecimento à forma como o poeta/cantor foi recebido naquela cidade,agora surge como contestação mais soft.
Ainda guardo as palavras da Snr.ª Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e Ordenamento do Território, e não sei que mais. Segundo ela é a agricultura que mais empregos tem. E disse isto com a glória de ser o seu Ministério a gerir a dita ocupação. Numa era da tecnologia e do avanço das ciências e de novos centros de riqueza, falar da agricultura como principal fonte de trabalho é proeza, só da Cristas.
Percorremos os nossos caminhos com uma carga pesada e pouco animadora. É ver as estatísticas, os números, gráficos e percentagens com que nos afogam a esperança no dia-a-dia. Gente fina, sabedora!
Neste Inverno que bem poderá continuar a ser o do descontentamento, não falta o frio e o vento. Os campos estão em mudança. Viva a agricultura. Aí vai uma imagem desta terra agora a ser verde: da cor do Limão (com umas azedas pelo meio).

domingo, fevereiro 10, 2013

Coreia do Norte! O inferno na Terra?

Terminei a leitura da obra "Dentro do Segredo" da autoria de José Luís Peixoto. Já conhecia o autor de outros trabalhos, mas este, a entrada no "Segredo" ultrapassou a noção da sua qualidade. Utilizando uma linguagem simples e esclarecedora o autor transporta-nos a uma irrealidade real. Para entrar num país é preciso deixar na fronteira o Telemóvel? Os livros e jornais, o rádio que se possa levar? Será que existe um País assim? Existe. É ali na península coreana. Mais esclarecedor: A Coreia do Norte.


A sucessão dos dias e da narrativa transporta-nos para uma sensação de claustrofobia e de horror. Como podem dominar um povo de mais de 22 milhões de seres? Humanos, seres humanos, é do que se trata.
A adoração fantasmagórica dos líderes, como se estes fossem a luz do dia, é coisa que se usava no antigo Egipto.
A existência de um Museu com objetos oferecidos ao grande líder e ao querido líder - assim é que se trata os ditos - parece demasiado surreal.
Ultimamente ouvimos que querem fazer testes nucleares para terem a bomba e atacarem o inimigo, os EUA.
Aconselho a leitura do trabalho de José Luís Peixoto. A Humanidade também tem aberrações, mas assim? durante tanto tempo e com os resultados que se conhecem?

As coisas que vemos.

Nestes dias na capital da Catalunha, Barcelona a das motas e das casas bonitas, fomos à descoberta. Gaudi e a sua visão futurista que nos deu uma Catedral - Basílica - que nos alivia. Visitar A Sarada Família é sentir uma conquista da Paz e da Simplicidade. No gigantismo das suas colunas há um sorriso de liberdade que muda o conceito de Religião.
Para melhor percebermos o sentimento transportado pela Basílic








a há que a visitar. As imagens podem dizer muito mas o sentimento verdadeiro só aparece com a presença direta.